Após chegar aos 437,1 km/h. Venom F5 mais perto de tornar-se o mais rápido

Concebido com o objectivo assumido de se tornar o automóvel mais rápido do mundo, o Hennessey Venom F5 acaba de atingir os 437,1 km/h!

Concebido desde o início com o objectivo assumido de se tornar o automóvel mais rápido do mundo, o norte-americano Hennessey Venom F5 continua na corrida a esta meta. Sendo que, no último teste realizado, o hiperdesportivo texano acaba de atingir os 437,1 km/h!

Apresentado com a ambição declarada de conseguir ultrapassar a barreira dos 300 mph/h, ou seja, 482,8 km/h, o Hennessey Venom F5 dá, assim, mais um passo neste esforço que visa, também, alcançar o ceptro do automóvel mais veloz do mundo. Título que, neste momento, está na posse de outro norte-americano - o SSC Tuatara.

Numa tentativa levada a cabo a 19 de setembro de 2020, o SSC Tuatara conseguiu atingir a velocidade máxima de 508,73 km/h. Sagrando-se, assim, o modelo de produção com a maior velocidade máxima da atualidade.

https://youtu.be/1ANjgQDI0BU

Quanto ao Hennessey Venom F5, começou o processo de evolução com o qual pretende suplantar o Tuatara atingindo, durante testes de validação da aerodinâmica, realizados em 2021, os 322 km/h. Para, já em janeiro deste ano de 2022, durante uma tentativa de alcançar a sua velocidade máxima, chegar aos 402 km/h.

Entretanto, naquela que terá sido a última tentativa levada a cabo hiperdesportivo e que terá tido lugar em Fevereiro último, mais concretamente na Flórida, onde o modelo norte-americano realizou as últimas afinações em termos de direcção, travões, motor e aerodinâmica, o Venom F5 conseguiu atingir os 437,1 km/h.

LEIA TAMBÉM
Candidato a mais rápido do mundo. Hennessey Venom F5 já bate os
320 km/h!

No entanto e apesar deste resultado, o dono e fundador da Hennessey, John Hennessey, garante que a maior preocupação da companhia passa, neste momento, não por recordes, mas por fabricar carros. Até porque existe um plano já definido que prevê a entrega, só este ano, de um total de 12 unidades do Venom F5.

Aliás e no que ao diz respeito a este hiperdesportivo, a Hennessey definiu que a produção não ultrapassará as 24 unidades. Sendo que, nem mesmo o facto de cada unidade apresentar um preço base de pouco mais de um milhão de euros, impediu que a produção já esteja totalmente vendida.

Hennessey Venom F5
Hennessey Venom F5

Quanto ao recorde, o mesmo responsável admite voltar ao tema nos testes de velocidade máxima agendados lá mais para o final do ano, até como forma de justificar a promessa feita aquando do desvendar do bloco Hennessey 7.6 Twin Turbo a debitar 1.600 cv, de que seria capaz de bater os 500 km/h. Assim como ir dos 0 aos 100 km/h em não mais do que 2,6 segundos, seguindo-se o ultrapassar dos 400 km/h em apenas 15,5 segundos!