A BMW e a Volkswagen foram as marcas com mais vendas de veículos eletrificados na Europa, nos primeiros quatro meses de 2020. A Tesla surge no terceiro lugar. Entretanto, Alemanha, França e Reino Unido já ultrapassaram a Noruega na venda de viaturas elétricas e híbridas plug-in.
As marcas alemãs lideram as vendas na Europa de veículos elétricos e híbridos plug-in nos primeiros quatro meses de 2020. Segundo dados da consultora Jato Dynamics, foram vendidas 30.700 unidades, um decréscimo de 16% por cento face a período homólogo do ano anterior. Situação que estará relacionada com a crise da pandemia do COVID-19.
Contudo, por subsegmentos, registou-se um comportamento oposto. Assim, enquanto os veículos elétricos a bateria (BEV) registaram uma quebra de 29% para 16.700 unidades, os híbridos plug-in (PHEV) conheceram crescimento de sete por cento para 14 mil unidades.
"Os veículos elétricos desempenharam um papel no ligeiro crescimento registado em 2019", comentou Felipe Munoz, analista global da Jato Dynamics. "Este ano, como os governos reagiram rapidamente para proteger as suas populações e economias, os veículos elétricos ganharam ainda mais força e visibilidade graças aos incentivos".
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O analista desta consultora especializada na área automóvel acredita que estes veículos se irão tornar numa das principais escolhas dos consumidores que procuram o transporte individual. "Os construtores que fizeram fortes investimentos em veículos elétricos estão melhor colocados para navegar nos meses que se avizinham", sublinha.
BMW e Volkswagen lideram na Europa
Por sua vez, a consultora IHS Markit publicou um relatório que apresenta a listagem das marcas que mais veículos elétricos venderam nos primeiros quatro meses de 2020.
Surpreendentemente, a tabela das vendas de veículos eletrificados é liderada por duas marcas alemãs, BMW e Volkswagen. Cada uma detém uma taxa de penetração de 10%. Seguem-se, empatadas, a Tesla e a Renault, com 9%.
O quinto lugar é disputado pela Volvo e pela Audi, com sete por cento, cada. Igualmente renhida é a luta pelo sétimo lugar entre a Peugeot e a Kia, assim pelo novo lugar que é disputado pela Mercedes-Benz e pela Hyundai.
Para esta classificação contribuiu decisivamente as vendas nos seis principais mercados europeus: Alemanha, com 52.449 unidades (+125%); França, com 35.383 unidades (+ 144%); Reino Unido, com 31.918 unidades (+119%); Noruega, com 22.568 unidades (- 3,6%); Suécia, com 18.473 unidades (+ 87,8%) e Países Baixos, com 11.971 unidades (+ 15,7%).
A nível mundial, as posições mudam. A Tesla surge destacada, com 22%, seguindo-se a BMW e a Volkswagen, cada uma com sete por cento. A Renault surge na quarta posição com 5%.
Pelo quinto lugar existe uma luta renhida entre a Hyundai, a Volvo, a BYD, a Audi e a Kia. Cada uma destas marcas detém uma taxa de penetração mundial com 4%. A Peugeot fecha a lista dos dez mais com 3%.
Por modelos, o Renault Zoe foi o mais vendido, com uma quota de 28%, seguindo-se o Volkswagen e-Golf, com 19%, e o Nissan Leaf, com 15%. No lugar imediato surge o Hyundai Ioniq, com 9%. O primeiro modelo de uma marca premium é o BMW i3.