Demonstração da recuperação que o mercado automóvel já iniciou, julho terminou com nova diminuição na queda nas vendas na Europa, mas também com um novo recorde de vendas entre os veículos eletrificados e SUV. Isto, ao mesmo tempo que o Volkswagen Golf recuperava a sua posição de modelo mais vendido no Velho Continente.
Os dados são da consultora JATO Dynamics e dizem respeito ao desempenho da indústria automóvel na Europa a 27, durante o último mês de julho. Período em que o mercado registou, desde logo, o melhor resultado desde setembro de 2019, com um total de 1.278.521 viaturas novas transaccionadas. Ou seja, uma queda de apenas 4%, na análise mês a mês, desde 2019.
"Tanto os consumidores privados, como as empresas, têm vindo a responder às melhores condições do mercado. Caso a situação continue, podemos começar a falar numa recuperação em 'V', na indústria automóvel europeia", afirma Felipe Munoz, analista do mercado global na JATO Dynamics.
No entanto e porque ainda permanecem enormes incertezas quanto ao real impacto da pandemia, a cautela continua a ser a palavra de ordem, com o mesmo especialista a recordar que "os volumes de vendas caíram cerca de 35% desde janeiro, para 6.37 milhões de veículos. Contudo, a procura registou números positivos em mercados como o Reino Unido, Dinamarca e França, assim como noutros mercados mais pequenos e médios. Sendo que, muita da explicação para estas subidas, reside no cada vez maior apetite por automóveis 'verdes', assim como no interesse por propostas de valor. Ao mesmo tempo, a procura crescente parece favorecer os SUV, com uma oferta cada vez maior, inclusive, de versões eletrificadas".
Elétricos e eletrificados batem recordes
Aliás e de acordo com os números reunidos pela consultora, julho foi também um mês em que a venda de automóveis elétricos e eletrificados, na Europa a 27, voltou a bater recordes, ao terminar com um total de 230.700 unidades vendidas. Tendo sido esta a primeira vez em que os consumidores europeus compraram mais de 200 mil veículos elétricos, num só mês.
LEIA TAMBÉM
Alemães lideram vendas de veículos eletrificados na Europa
Consequência deste resultado, os veículos elétricos e eletrificados acabaram representando 18% do total de automóveis novos vendidos, isto depois de, em Julho de 2019, não terem passado dos 7,5%.
Na separação por tipos de motorização, realce para o facto de metade dos mais de 230 mil unidades vendidas, serem híbridos, o que também representa uma subida de 89% na procura, com as versões Mild Hybrid do Ford Puma e do Fiat 500 a contribuírem significativamente para este resultado.
Logo a seguir, surgem os híbridos plug-in, ou PHEV, com um total de 55.800 unidades em julho, uma subida de 365% face ao mesmo mês de 2019, com novos modelos como o Ford Kuga, o Mercedes Classe A, o Volvo XC40 e o BMW Série 3 a dominarem as atenções.
Finalmente, entre os 100% elétricos, um total de 53.200 unidades transaccionadas em julho, contra os 23.400 veículos elétricos novos vendidos no mês homólogo do ano passado, graças também a uma subida na oferta, dos então 28 modelos, para os atuais 38.
Entre os modelos mais procurados nos mercados europeus, o Peugeot 209, Mini Electric, MG ZS, Porsche Taycan e Skoda Citigo, sendo de referir, igualmente, a queda de 76% da norte-americana Tesla, para apenas 1.050 unidades, devido aos problemas de expedição de veículos, dos EUA, para a Europa.
SUV continuam em alta
Igualmente em alta, continua a procura de SUV nos 27 mercados europeus, tendo este tipo de veículos registado, em julho, um novo recorde, com um peso de 42%, no número total de automóveis novos vendidos. Aliás, as 530.800 unidades transaccionadas, no mês passado, são, mesmo, o melhor resultado mensal registado, desde julho de 2019.
Analisando por segmentos, descida (-6%), apenas, no número de SUV médios vendidos, ao passo que, nos restantes, a tendência foi de subida: +4% nos compactos; +14%, entre as propostas maiores e de luxo.
Também a contribuir para estes crescimentos, o aumento da oferta elétrica e eletrificada neste domínio. Aliás, 48% de veículos eletrificados registados em julho, são SUV.
Volkswagen Golf volta a liderar
Entretanto e depois de ter perdido o primeiro lugar em junho, destaque, igualmente, para o regresso ao topo da classificação dos automóveis mais vendidos na Europa a 27, do Volkswagen Golf. O qual, depois da queda protagonizada ainda pela anterior geração, para um modesto sétimo posto, recuperou assim a liderança, ainda que não impedindo uma variação negativa.
Em contraste, o desempenho comercial do Renault Clio, protagonista de uma subida de 26%, em julho, mesmo com 89% das vendas a serem da anterior geração.
Além do Clio, também o Skoda Octavia, Peugeot 208, Renault Captur e Peugeot 2008 registaram, no passado mês, subidas de dois dígitos nas vendas, muito devido ao lançamento de nova gerações, sendo que, com subidas igualmente assinaláveis, terminaram, também, propostas como o Hyundai Kauai (+56%), BMW Série 3 (+59%), Mini Hatchback (+26%), Volvo XC40 (+66%), BMW X1 (+49%) e BMW Série 1 (+52%).
Já com subidas de três dígitos, terminaram, o mês, o elétrico Renault Zoe (146%) e Kia Niro (111%).