Está a ser um ano atípico no que toca à venda de automóveis em Portugal.
As vendas da Porsche, por exemplo, em território nacional tiveram um aumento de 199% desde janeiro até outubro deste ano. Mas não foi a única marca de luxo a conseguir este feito.
A Lamborghini também teve um "salto gigantesco" na casa dos 171,4% de aumento de vendas e, na verdade, foram vendidos quase tantos Mercedes-Benz como Fiat.
Desde o início deste ano, foram já colocados em circulação 225.597 novas viaturas, o que representa uma queda homóloga de 3,1%.
Contudo, e de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, quatro de novembro, pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) existe um aumento de 199% na venda de automóveis da marca Porsche, 171,4% nas vendas da Lamborghini e 140% da Alpine, ou seja, as marcas premium e de luxo estão a ter uma forte procura por parte dos portugueses.
No topo das marcas mais vendidas no segmento de veículos ligeiros em Portugal mantém-se a Renault, com 31.446 unidades nas estradas, mas com uma quebra de 7,3% face aos primeiros dez meses do ano passado. Seguem-se a Peugeot, com 26.157 (+4,6%) e a Citroën, com 16.457 (+3,2%).
Outro dado que se destaca neste documento da ACAP é que, nos primeiros dez meses de 2019, foram vendidos em Portugal quase tantos Mercedes-Benz como Fiat (15.508 e 15.603 unidades, respetivamente).