Vendas do Grupo Bosch crescem 10% em 2021 e superam expetativas

A Bosch revelou os resultados preliminares das vendas em 2021, indicando que o crescimento de 10% superou as próprias expetativas.

No último ano os resultados do Grupo Bosch superou os registos anteriores à crise e superou até as suas previsões. Para 2022, apesar de alertar para diversos desafios que existem, o gigante germânico espera continuar a aumentar as suas vendas

O Grupo Bosch apresentou os seus resultados de 2021, anunciando que os 78,8 mil milhões de euros obtidos com vendas em 2021 superaram os níveis pré-crise. Os resultados preliminares indicam que as vendas totais aumentaram 10% para 78,8 mil milhões de euros e o resultado EBIT (lucro antes de impostos e taxas) sobe para 3,2 mil milhões de euros. Isto significa uma margem de 4%, face aos 2,8% registados no ano anterior.

O presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, Dr. Stefan Hartung, anuncia que "os negócios tiveram em 2021 um desempenho muito melhor do que o esperado". Durante a apresentação dos, o responsável reforça que foi possível "superar as previsões apesar de muitos desafios, como a subida dos custos devido a constrangimentos de fornecimento e aumentos de preços de matérias-primas." E reconhece que o sucesso dos resultados deve-se também à "solidariedade em tempos de distanciamento social" e não deixa passar despercebido o apoio dos colaboradores do grupo, clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

O Presidente do CA da Bosch adianta que "a ação climática está a impulsionar os nossos negócios – estamos numa posição forte." Continuar a expandir a oferta e dar resposta aos desafios atuais é o foco atual. E, neste campo, o Grupo Bosch destacou os desenvolvimentos obtidos no sector automóvel, com Stefan Hartung a afirmar que "Bosch é pioneira tecnológica em muitas áreas e queremos continuar assim. Para isso, a empresa continua a investir grandes somas em áreas estrategicamente importantes, incluindo um total de cerca de mil milhões de euros em microeletrónica e eletromobilidade somente este ano". Também o foco em parcerias, com o exemplo das sinergias com o Grupo Volkswagen na área da condução autónoma, foi outro exemplo de futuros desenvolvimentos apresentado pelo gigante germânico.

Mobilidade como motor de crescimento

Entre as áreas em foco a empresa destaca a Mobilidade dominada por software. Crescer e expandir a sua posição no desenvolvimento de software para veículos é um dos objetivos do grupo alemão, perspetivando que o mercado de software automóvel atinja um volume de cerca de 200 mil milhões de euros até 2030. O novo presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, Dr. Markus Heyn, adiantou que "a Bosch verá um crescimento de dois dígitos neste mercado".

O rumo estratégico já está definido e a eletrificação surge como a principal aposta, acompanhando a crescente democratização desta tecnologia e os contributos que eles oferecem ao ambiente. Mas a Bosch refere que há outras áreas a explorar. Exemplo disso são as colaborações com a subsidiária ETAS (empresa tecnológica que irá assegurar o desenvolvimento de software), a nova divisão Cross-Domain Computing Solutions e também com a Cariad (empresa subsidiária de software da Volkswagen). Também a formação é uma aposta da Bosch, que vai investir mil milhões de euros nesta área.

"Todos os sectores aumentaram as suas vendas"

Os resultados divulgados pelo Grupo Bosch revelam que as vendas não só aumentaram, como também foram superiores aos obtidos em 2019, antes da crise sentida no setor. Apesar dos constrangimentos sentidos ao nível dos fornecedores globais, "todos os setores de negócio aumentaram as suas vendas", adiantou o Dr. Markus Forschner, membro do conselho de administração e diretor financeiro da Robert Bosch Gm(41,5 mil milhões de euros). Após o ajuste para efeitos da taxa de câmbio, este é um aumento de 10%. O crescimento registou-se também ao nível regional, nomeadamente, na América do Norte (6,5% antes do EBIT e 10% depois do ajuste), na Ásia-Pacífico (12% antes do EBIT e 11% após o ajuste) e na América do Sul (32% antes do EBIT e 41% depois.

Objetivo é continuar a aumentar as vendas em 2022

Para 2022, a Bosch espera que a economia global cresça entre 4% e 4,5%, contra um registo próximo dos 5,5% em 2021. E a empresa assinala vários desafios que se vão fazer sentir, ainda devido à pandemia Covid-19, aos constrangimentos de fornecimento contínuos e preços crescentes de matérias-primas, produtos primários e transporte. Estes continuam a ser apontados como as principais preocupações para o crescimento do Grupo, mas também da indústria automóvel ao nível global. Apesar das preocupações se manterem durante este ano, o Grupo Bosch espera conseguir aumentar as suas vendas e alcançar uma margem EBIT das operações que esteja pelo menos no mesmo nível dos dados registados em 2021.