Veículos eletrificados já vendem mais que os diesel na Europa

Pela primeira vez, as matrículas de veículos eletrificados na Europa - elétricos, PHEV e híbridos - foram superiores às dos diesel.

Pela primeira vez, as matrículas de veículos eletrificados - elétricos, híbridos plug-in e híbridos puros - foram superiores às dos seus congéneres diesel na Europa. Os dados referem-se ao mês de setembro, mas vêm confirmar uma tendência do mercado.

De acordo com dados da consultora JATO Dynamics, as matrículas de veículos elétricos, híbridos plug-in e híbridos no mês de setembro foram superiores às dos veículos diesel.

As estatísticas indicam ainda que a procura de automóveis a gasolina e diesel registou uma quebra de dois dígitos em setembro de 2020, comparativamente com período homólogo do ano anterior.

A expressão dos veículos diesel ficou abaixo de 25% no mercado europeu. Por sua vez, matrículas de automóveis a gasolina representaram 47% do volume total no mercado europeu contra 59% em igual período de 2019.

Por sua vez, as matrículas de viaturas eletrificadas - elétricas, híbridas plug-in e híbridas "tradicionais" passaram os 25% do total de mercado no mês passado, o que representa mais do dobro face ao mesmo período de 2019. No total foram matriculadas 327.800 unidades desta tipologia em setembro.

Relativamente ao mercado total, a JATO Dynamics considera que se verificou uma recuperação ténue. No total foram matriculados 1,3 milhões de veículos nos 27 países da Europa no mês de setembro, um aumento de um por cento face ao período homólogo do ano passado. Todavia, em termos de matrículas acumuladas nos primeiros nove meses de 2020, a diminuição foi de 29%.

Crescimento alavancado em políticas governamentais

O analista da JATO Dynamics Felipe Munoz considera que a transição para a eletrificação está "finalmente a ocorrer", adiantando que apesar isso estar relacionado com políticas e incentivos governamentais "os consumidores está agora preparados para adotar as novas tecnologias".

A Toyota é líder no segmento de veículos eletrificados, graças, sobretudo, à gama híbrida, o Grupo Volkswagen tem vindo a recuperar terreno rapidamente. O construtor de Wolfsburgo matriculou 40.300 unidades eletrificadas em setembro, ficando logo atrás do seu rival nipónico.

Os SUV continuam a dominar as vendas, representando 41,3% do mercado total, sendo os três primeiros lugares da tabela ocupados pelo Renault Captur, Peugeot 2008 e Ford Puma. Apesar disso, o modelo mais matriculado na Europa foi o Volkswagen Golf, seguido de perto pelo Opel Corsa.

LEIA TAMBÉM
O que os portugueses pensam dos veículos elétricos

No segmento dos elétricos, o Tesla Model 3 continua a ser o mais procurado, com 15.702 unidades matriculadas em setembro. O Renault ZOE ocupou a segunda posição, enquanto o recém-chegado Volkswagen ID 3 subiu ao lugar mais baixo do pódio.

As matrículas do Tesla Model 3 também foram três vezes superiores às do híbrido plug-in mais poupar - o Mercedes-Benz Classe A - e também bateu o líder da categoria dos híbridos, o Toyota Corolla.