Desde abril de 2020. Vendas de elétricos diminuem pela primeira vez na Europa

As matrículas de automóveis novos na Europa diminuíram na Europa em junho. Nem os veículos elétricos escaparam, baixando, pela primeira vez

As matrículas de automóveis novos na Europa diminuíram na Europa em junho. Nem os veículos elétricos escaparam, baixando o volume, pela primeira vez, desde abril de 2020. 

Em junho de 2022 foram matriculados 1.054.807 automóveis na Europa, o que representou uma diminuição de 17% face aos 1.268.508 veículos registados em mês homólogo do ano passado. Este foi o pior mês de junho desde 1993.

Os veículos elétricos não escaparam a esta tendência. A Jato Dynamics refere que foram matriculados 215.000 veículos elétricos a bateria e híbridos recarregáveis externamente (PHEV) no mês de junho de 2022, menos oito por cento que as 233 mil unidades registadas no mesmo mês do ano passado. Isto constitui a maior quebra nas matrículas de veículos elétricos desde abril de 2020 e o início da pandemia do COVID-19. 

Gama elétrica da Renault

Os veículos elétricos a bateria (BEV) representaram 62% daquelas matrículas e os híbridos plug-in (PHEV) os restantes 38%.

A Jato Dynamics sublinha que a diminuição nas matrículas de veículos elétricos teve um maior impacto em marcas como a Renault, Volkswagen, Audi, Skoda e Ford. Por outro lado, a Mercedes-Benz, a BMW, a Peugeot, a Kia, a Fiat e a Cupra registaram um crescimento nas vendas de veículos elétricos.

Peugeot 208 foi o mais vendido

No cômputo global, o Peugeot 208 foi o automóvel mais vendido na Europa no mês de junho, com um total de 24.888 unidades e um crescimento de 38% face a mês homólogo de 2021. No segundo lugar surge, a pouca distância, o Dacia Sandero, com 24.299 unidades, e o Opel/Vauxhall Corsa, com 19,679 unidades.

Peugeot 208

Já fora do pódio aparece o Fiat/Abarth 500 com 19.500 unidades matriculadas, seguindo-se o Dacia Duster, com 19.039 unidades, o Volkswagen T-Roc, com 18.679, o Volkswagen Golf, com 17.575, o Renault Captur, com 17.556, o Tesla Model Y com 16,687, e o Toyota Yaris, com 15.216 unidades.

Tesla Model Y lidera nos elétricos

Relativamente às matrículas de veículos elétricos, o Tesla Model Y é o líder destacado, com mais do dobro das vendas relativamente ao oponente mais direto, o Fiat 500e, com 7269 unidades. 

O lugar mais baixo do pódio é ocupado pelo Tesla Model 3, com 6176 unidades, seguindo-se o Peugeot e-208, com 5626 unidades e o Skoda Enyaq, com 5484.

Tesla Model Y

Entre os híbridos recarregáveis externamente (PHEV), o Ford Kuga foi aquele que registou um maior número de matrículas na Europa no mês de junho, com 3952 unidades, seguindo-se o Kia Sportage, com 2811 unidades, o Cupra Formentor, com 2883 unidades, o Hyundai Tucson, com 2626 unidades e o BMW Série 3, com 2623.

LEIA TAMBÉM
Acabou a liderança. Chineses da BYD já vendem mais do que a Tesla

Enquanto algumas marcas se afundaram em junho, outras obtiveram resultados bastante animadoras. Por exemplo, o Volkswagen Group registou uma quebra nas vendas de 26%, mas a Renault viu aumentar a sua quota de mercado de 10% em junho de 2021 para 12,1% no mesmo mês deste ano.

Os fabricantes chineses também tiveram motivos para sorrir no mercado europeu no passado mês de junto, tendo alcançado um crescimento coletivo de 93%, o que se traduziu num total de 13.800 veículos matriculados.