Veículos elétricos já vendem mais do que diesel na Europa

De acordo com dados da ACEA, as vendas de veículos elétricos na União Europeia ultrapassaram em junho, pela primeira vez, as dos diesel.

De acordo com dados da ACEA, as vendas de veículos elétricos na União Europeia ultrapassaram em junho, pela primeira vez, as dos diesel. Tudo indica que a tendência será para manter.

O anátema lançado sobre os motores diesel pelos ambientalistas radicais na sequência do Dieselgate já está a ter consequências nas vendas de automóveis novos na Europa. No mês de junho, e segundo dados da ACEA (Associação de Construtores Europeus de Automóveis) foram matriculados, pela primeira vez, mais viaturas elétricas do que diesel.

Nos países da União Europeia, a quota de mercado das motorizações diesel diminuiu para apenas 13,4%, valor inferior aos 17,4% registado em junho de 2022. 

A diminuição das vendas de veículos diesel permitiu aos seus congéneres passaram para a frente e pela primeira vez. Na verdade, os elétricos alcançaram uma taxa de penetração de 15,1% em junho de 2023 contra 10,7% em período homólogo do ano anterior. 

Os veículos híbridos "puros", isto é, não recarregáveis externamente, também vendem mais do que os diesel, graças a uma quota de mercado de 24,3%. Os híbridos plug-in (PHEV), por sua vez, obtiveram um taxa de penetração de 7,9% em junho de 2023, inferior aos 8,2% verificados no mesmo mês do ano anterior. 

Gasolina domina vendas

As estatísticas da ACEA indicam que os automóveis a gasolina continuam a ser os mais vendidos na União Europeia, com uma quota de mercado de 36,3%. Em junho foram matriculadas 379.067 unidades, um aumento de 11% face ao ano anterior. Apesar dos números totais serem mais elevados, a quota de mercado desceu de 38,5% para 36,3% devido ao aumento das matrículas de veículos elétricos.

Se é verdade que as motorizações diesel começam a perder terreno na União Europeia, a ACEA registou um aumento significativo nas vendas de 10,3% na Alemanha e nos mercados da Europa Central. A Roménia alcançou o maior crescimento percentual em junho de 2023 em comparação com período homólogo do ano passado, com uma subida nas vendas de 22,4%.

No acumulado relativo ao primeiro semestre de 2023, as vendas de automóveis na União Europeia cresceram 17,9% para 5,4 milhões de veículos, mas este valor ainda está 21% abaixo do registado nos primeiros seis meses de 2019, isto é, antes da pandemia.

A ACEA refere que os constrangimentos na cadeia de abastecimento deixaram de ser uma questão, embora as pessoas ainda tenham de esperar muito tempo por alguns modelos. 

Euro 7 pode acabar com segmento B

Com a entrada em vigor da norma Euro 7 em 2025 é previsível que os fabricantes acelerem a transição para veículos elétricos e também uma diminuição no número de veículos de combustão em comercialização. 

LEIA TAMBÉM
Vendas em quebra. Audi deixou de comercializar automóveis diesel nos Países Baixos

O Volkswagen Group já avisou que os carros de segmento B estão em perigo porque para que os motores de combustão cumpram as normas mais exigentes são necessários mais investimentos, tornando estes modelos demasiado caros.