Acabou a energia grátis. Carregamentos passam a ser pagos a partir de hoje

O abastecimento de veículos elétricos em postos de carregamento normal, de acesso público, passa a ser pago, a partir de hoje, dia 1 de junho de 2020.

Depois dos carregadores rápidos e dos postos em locais privados, também o carregamento nos postos para veículos elétricos de acesso público, passa a ser pago, a partir desta quarta-feira, dia 1 de julho de 2020. Data em que se tornam, igualmente, obsoletos, os cartões, para carregamento, fornecidos pela Mobi.E.

A medida vem concretizar um anúncio feito, ainda em maio, pela gestora da mobilidade elétrica Mobi.E, que fixava o dia 1 de julho de 2020, como a data em que terminaria o chamado período transitório. Altura a partir da qual todos os utilizadores de veículos elétricos passariam a ter de pagar os carregamentos feitos.

LEIA TAMBÉM
Veículos elétricos usados. Vale a pena a sua aquisição?

Recorde-se que, esta obrigatoriedade de pagamento dos carregamentos, já se encontrava em vigor, no caso dos postos de carregamento rápido, desde o dia 1 de novembro de 2018. Já nos postos localizados em locais privados, a eletricidade para veículos elétricos passou a ser paga, a partir de 1 de abril de 2019.

A partir de hoje, também nos postos normais de acesso público, o carregamento de veículos elétricos passa a ser pago
A partir de hoje, também nos postos normais de acesso público, o carregamento de veículos elétricos passa a ser pago

Entretanto e com o estender da obrigatoriedade do pagamento da energia aos postos de carregamento ditos normais, deixam de vigorar, igualmente, os cartões fornecidos, até aqui, pela Mobi.E. E que continuavam a permitir o carregamento grátis, embora apenas nos postos com potências de carregamento mais baixas.

Desta forma, os proprietários de veículos elétricos passam a estar obrigados a celebrar um contrato de fornecimento de energia, para os seus veículos, com um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Recebendo, a partir daí,  um novo cartão, entregue pelo fornecedor de energia, para assim poderem continuar carregar os automóveis.