Veículos elétricos asseguram higiene urbana em Lisboa

A cidade de Lisboa vai ter em operação dez unidades do camião elétrico Fuso eCanter, que serão utilizadas no serviço de apoio à higiene urbana por igual número de juntas de freguesia da capital. A Mitsubishi Bergé Portugal e a Mitsubishi Fuso Truck Europe entregaram dez unidades Fuso eCanter à Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da autarquia, Fernando Medina, e dos embaixadores dos países cujas respetivas cidades integram o projeto. A Câmara Municipal de Lisboa é a única entidade pública do nosso país associada a este projeto mundial de lançamento da versão totalmente elétrica deste modelo da Fuso, que decorre em seis cidades piloto: Amesterdão, Berlim, Londres, Nova Iorque, Tóquio e…Lisboa. O Fuso eCanter é o primeiro veículo comercial pesado de mercadorias totalmente elétrico, com um peso bruto de 7,5 toneladas e uma autonomia mínima de 100 quilómetros, podendo chegar aos 140 quilómetros. O sistema de tração elétrico compreende uma bateria de iões de lítio, com seis módulos, tendo cada uma 420V e uma capacidade de 13,8 kWh. O motor elétrico desenvolve uma potência de 129 kW (180 cv) e um binário de 285 Nm que é transmitido ao eixo traseiro através de uma caixa com uma velocidade. Para não penalizar a autonomia e cumprir os requisitos legais para veículos com mais de 3,5 toneladas de peso bruto, a velocidade máxima está limitada a 80 km/h. Para a economia nacional este projeto tem uma enorme relevância, uma vez que estas viaturas são produzidas na fábrica do Tramagal da Mitsubishi Fuso Truck Europe e exportadas para toda a Europa e América do Norte. Cada uma das dez viaturas estará ao serviço de dez Juntas de Freguesias selecionadas pela Câmara Municipal de Lisboa (Arroios, Avenidas Novas, Belém, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e S. Vicente) para utilização no apoio à higiene urbana e recolha de objetos de grandes dimensões. Este projeto vem na sequência de um anterior que decorreu em 2015 e contou com a participação das autarquias de Lisboa, Sintra, Porto na fase de testes de pré-série com o Fuso Canter e-Cell. O projeto mundial de lançamento do Fuso eCanter tem uma duração de 24 meses e envolve a produção de cem unidades que serão entregues a entidades privadas e públicas para utilização em condições reais de operação. O início da produção em série está previsto para o final de 2019 ou início de 2020. Leia também: Daimler mostra rivais para o camião da Tesla
Texto originalmente publicado no site Turbo Comerciais