A Autoridade Nacional de Transportes da Irlanda adjudicou 53 autocarros VDL Futura de dois pisos, que se destinam a operações de transporte público naquele país, designadamente em serviços regionais e pendulares.
A VDL Bus & Coach vai fornecer 53 autocarros de dois pisos Futura FDD2-141 à Autoridade Nacional de Transportes (NTA) da Irlanda, a organização responsável pelo financiamento e supervisão das obrigações de serviço público naquele país.
Os autocarros vão ser operados em serviços regionais e pendulares e, por isso, estão configurados para cumprir os requisitos do transporte público. Para assegurar reduzidos tempo de imobilização nas paragens, os veículos foram dotados com duas portas para os passageiros e duas portas. Além disso, a altura total de 4,17 metros permite a disponibilização de uma maior altura interna de 1,82 metros no compartimento superior e no inferior.
Estas caraterísticas, em combinação com um piso baixo contínuo no compartimento inferior, aumentam a liberdade de movimentos, facilitando ainda o processo de entrada e saída dos passageiros. Por outro lado, o piso baixo e a larga porta de folha simples no centro do veículo, que inclui uma rampa para cadeira de rodas, possibilita o acesso de passageiros de mobilidade reduzida no Futura FDD2-141.
Otimização para transporte público
"Os nossos clientes utilizam sistemas específicos e complexos para operações de transporte público", explica Pieter Gerdingh, Business Manager Coach da VDL. "Para a NTA, procurámos assegurar que todos os sistemas necessários como o sistema de videovigilância, o sistema de bilhética e os indicadores de destino foram instalados nos veículos. Isto contribui para uma implementação simples do VDL Futura nas suas operações".
LEIA TAMBÉM
Estreia da BYD ADL na Irlanda com mega-contrato para autocarros elétricos
Os autocarros FDD2-141 adjudicados pela NTA estão equipados com motores DAF MX11 que desenvolvem uma potência de 450 cv e um binário de 2300 Nm. Estes propulsores estão acoplados a caixas automatizadas de 12 velocidades ZF Traxon. A cadeia cinemática é complementada pelo sistema Predictive Powertrain Control (PPC), que leva em consideração a topografia e adapta a estratégia de mudanças para otimizar o consumo de combustível.