A VDL Bus & Coach desenvolveu a nova gama de autocarros urbanos Citea, que estará disponível apenas em versões elétricas e quatro comprimentos de carroçaria, dos 12,2 aos 18,1 metros. A autonomia pode chegar aos 600 quilómetros.
A VDL Bus & Coach revelou a mais recente geração de autocarros urbanos Citea, que estará disponível exclusivamente com sistemas de propulsão elétricos. O novo Citea será proposto em quatro comprimentos de carroçaria: 12,2 metros (piso baixo e piso semirrebaixado), 13,5 metros (piso semirrebaixado), 14,9 metros (piso semirrebaixado) e 18,1 metros (piso baixo).
A versão de 13,5 metros tem dois eixos e pode constituir uma alternativa relativamente à variante de três eixos em termos de lugares sentados.
As baterias serão instaladas por baixo do piso, solução que não só otimiza o fluxo dos passageiros e maximiza o número de lugares sentados, como também diminui o centro de gravidade do autocarro, tornando o comportamento em estrada mais estável. O conforto para o motorista e passageiros também melhora significativamente, enquanto o peso do veículo também diminui.
A capacidade da bateria dos novos Citea poderá chegar aos 490 kWh, permitindo uma autonomia de operação entre 500 e 600 quilómetros. Isso significa que o autocarro elétrico poderá estar ao serviço durante 24 horas, estando preparado para realizar carreiras urbanas e também regionais com uma extensão até 100 quilómetros.
Painéis em material compósito
Igualmente novos são os painéis laterais, que são construídos em material compósito para diminuir o peso e numa única peça. Desenvolvidos pela própria VDL Bus & Coach, os novos painéis geram menos vibração e filtram o som oriundo do exterior. A marca holandesa sublinha que a construção dos novos painéis permitiu reduzir o peso em 15% comparativamente com os painéis laterais convencionais.
Além disso, a introdução de painéis laterais em material compósito contribui para melhorar o isolamento do autocarro e diminuir significativamente o consumo do sistema de climatização.
Como não existe uma temperatura ideal para todos os passageiros de um autocarro, o novo Citea oferece diferentes zonas de climatização, solução que garante a redução do consumo de energia e a otimização do conforto. O motorista também pode criar a sua própria zona térmica com recurso a um aquecimento adicional da cabina, que canaliza o fluxo de ar quente para as pernas e para as costas. Isto permite ao motorista estabelecer a sua própria temperatura de conforto, dos 17º aos 27º.
Para estabelecer diferentes zonas térmicas, a VDL Bus & Coach desenvolveu o seu próprio sistema de bomba de calor, que possibilita a disponibilização da temperatura adequada em vários pontos do veículo. Cerca de 60% do calor vem do piso.
Menos consumo de energia
O novo Citea vem equipado, de série, com vidros fumados duplos, contribuindo para uma redução do consumo de energia até 10%. Isto melhora o isolamento, diminuindo o frio que passa pelas janelas, enquanto o ruído do exterior também baixa drasticamente e ocorre menos condensação.
No total, a VDL Bus & Coach anuncia uma diminuição do consumo de energia em cerca de 25%. Além dos vidros duplos, esta otimização também é obtida com recurso a um software inteligente, à linha motriz, ao sistema de climatização, aerodinâmica e à redução de peso.
LEIA TAMBÉM
Engenharia portuguesa no carregamento de autocarros elétricos da VDL
O motorista, por sua vez, também beneficia de um posto de condução bastante melhorado em termos de ergonomia e conforto, mas também de uma coluna de direção com mais possibilidades de regulação. O condutor também a dispor de mais compartimentos para arrumação.
O novo VDL Citea vai ser produzido numa nova fábrica que está a ser construída na localidade de Roeselare, na Bélgica, assim como em Valkenswaard. A apresentação oficial da nova gama Citea está prevista para novembro deste ano.