Menos que um MX-5. Vazirani Ekonk é o hiperdesportivo "mais leve do mundo"

A indiana Vazirani Automotive acaba de apresentar o Ekonk, um superdesportivo 100% elétrico que se anuncia como o EV mais leve do mundo.

País com uma forte indústria automóvel, a Índia acaba de dar a conhecer mais uma proposta revolucionária, da autoria da já conhecida Vazirani Automotive: um superdesportivo 100% elétrico de apenas um lugar, com 732 cv de potência, que o fabricante também garante ser o EV mais leve do mundo.

Fabricante que se fez notar, há cerca de três anos, com a apresentação daquele que foi o seu primeiro hiperdesportivo, baptizado Shül, a Vazirani Automotive volta, assim, a ganhar protagonismo. Embora e desta feita, com um hiperdesportivo... elétrico, de nome Ekonk.

No entanto e mais surpreendente que o facto de ser tratar de um hiperdesportivo elétrico, ou até mesmo de anunciar uma potência de 732 cv, é o facto da empresa indiana anunciar, para este novo modelo, um peso inferior ao de um Mazda MX-5; já com baterias incluídas!

O Vazirani Ekonk anuncia-se como o hiperdesportivo mais leve do mercado
O Vazirani Ekonk anuncia-se como o hiperdesportivo mais leve do mercado

Segundo a Vazirani, o segredo reside numa inovadora tecnologia de arrefecimento de baterias, denominada 'DiCo', e que, segundo explicou o fundador da empresa indiana, Chunky Vazirani, à britânica Top Gear, é inspirada na "biomimética", assim como "em técnicas indianas de manufacturação muito antigas".

LEIA TAMBÉM
"Hipercarro" da Índia reservado para Goodwood

No vídeo oficial divulgado pelo fabricante, apenas se consegue perceber, no entanto, que os módulos das baterias são refrigerados a ar, ao invés de líquido, imitando a forma como os humanos e os animais regulam a temperatura do corpo. Não existindo, contudo, quaisquer informações sobre a capacidade destas baterias, os seus tempos de carregamento ou a autonomia estimada.

Quanto ao nome Ekonk, faz parte das escrituras indianas, enquanto "o início da luz divina". Sendo que e apesar de 100% elétrico, este hiperdesportivo consegue ser, segundo os seus criadores, "tão mecânico quanto um automóvel elétrico consegue ser".

O Vazirani Ekonk foi submetido a testes no NATRAC de Mumbai
O Vazirani Ekonk foi submetido a testes no NATRAC de Mumbai

A Vazirani Automotive anuncia, ainda, que o Ekonk foi testado no National Automotive Test Tracks (NATRAC), em Mumbai, Índia, tendo conseguido acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,54 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima anunciada de 309 km/h.

Em termos de design, é preciso reconhecer que o Vazirani Ekonk parece bastante aerodinâmico, aproveitando igualmente o facto de beneficiar de uma carroçaria totalmente em fibra de carbono, em que as cavas das rodas sobressaem do corpo do hiperdesportivo, ao mesmo tempo que o nariz, rebaixado, apresenta uma faixa em LED.

Modelo concebido apenas para o condutor, o qual se senta do lado direito do veículo, protegido apensas por uma barra anti-capotagem, já que não possui pára-brisas ou tejadilho, o Ekonk termina numa traseira da qual fazem parte quatro faixas LED horizontais e que também funcionam como difusor.

Embora revolucionário, o Vazirani Ekonk ainda não tem passagem à produção confirmada
Embora revolucionário, o Vazirani Ekonk ainda não tem passagem à produção confirmada

Finalmente e quanto à passagem à produção deste novo modelo, a Vazirani nada revela, não avançando, sequer, qualquer prazo. Afirmando, apenas, estar aberta a parcerias com outros fabricantes automóveis, uma vez que e conforme afirma o seu fundador, "esta é uma tecnologia para partilharmos com o mundo, com vista à obtenção de um futuro mais tranquilo".