A notícia é avançada pelo site Automotive News Europe, citando uma fonte altamente colocada no seio da Comissão Europeia, segundo a qual a União Europeia (UE) vai tentar convencer a Índia a reduzir as suas tarifas para automóveis vindos da Europa, oferecendo, em contrapartida, uma maior flexibilidade nas questões agrícolas.
Segundo a mesma fonte, “o mercado indiano é relativamente fechado, especialmente para produtos-chave de interesse comercial para a União Europeia e indústrias dos nossos estados-membros, como é o caso dos automóveis, vinhos e bebidas destinadas”. Sendo que, com a visita oficial de Ursula von der Leyen, que se inicia esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, a Comissão Europeia espera conseguir aliviar estas restrições.
Vale a pena recordar que esta visita acontece numa altura em que as relações comerciais entre a UE e os EUA atravessam uma fase particularmente difícil, resultado das ameaças do novo Presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas recíprocas aos produtos europeus, já a partir do início de Abril. Com a Comissão Europeia a prometer responder na mesma moeda.