Uma das principais medidas significa desde logo boas notícias para os consumidores, pois em caso de práticas ilegais os consumidores podem passar a contar com uma compensação. Além disso, a supervisão a nível comunitario será apertada. O Parlamento Europeu apresentou as suas recomendações para as alterações à supervisão do impacto ambiental dos veículos com base no relatório elaborado sobre as medidas de avaliação das emissões do sector automóvel. Antes de passar aos conselhos para evitar a repetição de casos como o DieselGate, que expôs não apenas as falhas de supervisão mas também a falta de proteção aos consumidores, os deputados deixaram críticas à atuação da Comissão e dos Estados Membro. Desde logo referindo que todos eles sabiam há mais de uma década da existência de disparidades evidentes entre os testes de labotarório e as condições reais de utilização, mas também pela inação demonstrada após a descoberta da fraude do motor EA189 da Volkswagen em setembro de 2015, não pressionando à abertura de investigações e falhando na aplicação de penalizações e de revisões aos modelos afetados. Para evitar que estes casos se repitam, e também que existam conflitos de interesse entre os governos e os fabricantes, são deixadas diversas recomendações. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/190214emiss.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/DSC_4227.jpeg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/DSC_4506.jpeg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/IMAGE-CP-PROTOCOLE.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/PEUGEOT-508.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/27802509860_77e51b823b_k.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/33744846051_6176acffe8_k.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/33777128256_00391543a9_k.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/27802510080_542144f380_k.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/DSC_422711111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/DSC_4227222222.jpg] A apresentação destas medidas não significa imediatamente a introdução de todas as regras acima apresentadas. Para tal ainda será necessário uma negociação a três partes que vai envolver os governos nacionais, o Parlamento e a Comissão Europeia. Mais informações sobre o ciclo RDE podem ser encontradas neste artigo. Fonte: Parlamento Europeu Fonte das fotos: marcas automóveis e flickr do Parlamento Europeu