Sabem, os mais atentos, que o projeto Smart Forfour e o projeto Renault Twingo são apenas um automóvel, resultante de uma parceria entre as duas construtoras (Mercedes e Renault). Mas desenganem-se os que julgam que o Twingo ZE, ou elétrico, partilha a tecnologia com a nova geração Smart, agora apenas disponível com locomoção elétrica.
O Renault Twingo Z.E. não tem nem o mesmo motor, nem a mesma bateria do Smart Forfour elétrico. O chassis (de motor e tração colocados atrás) continua a ser partilhado, mas o motor elétrico de 82 cv (60 kW) e 160 Nm de binário, é um derivativo do que encontramos no Renault Zoe, sendo feito pela própria Renault, na sua unidade industrial de Cleon, França.
A bateria de iões de lítio com 22 kWh de capacidade também é feita pela própria Renault, com células fornecidas pela coreana LG, enquanto a do Smart é feita pela própria Daimler. Para além disso, a bateria do Twingo Z.E. é arrefecida a água, o que também a diferencia da existente a bordo do Smart e até do Renault ZOE, onde é arrefecida a ar.
Conseguindo acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,25 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 135 km/h, ao Twingo Z.E. não falta agilidade.
Por outro lado, se não houver pressa e a prioridade for chegar longe, há que ligar o modo de condução ECO para uma autonomia até 215 km. No modo normal a marca anuncia 180 km.
A bateria do Twingo Z.E. pesa 165 quilos, cerca de metade da do Zoe, e está colocada debaixo dos bancos da frente, sem roubar espaço habitável.
Uma recarga de meia-hora permite recuperar 80 km de autonomia. Por enquanto, este é o valor que a Renault se limita a anunciar no que diz respeito a tempos de recarga.
O Twingo Z.E. estará disponível em Portugal em dezembro deste ano e é o sétimo elétrico puro lançado pelo grupo Renault.
As versões a gasolina continuarão disponíveis.