TVR Griffith elétrico confirmado para 2024

A TVR está a acelerar o seu processo de eletrificação, tendo confirmado uma versão elétrica do superdesportivo Griffith para 2024.

A TVR está a acelerar o seu processo de eletrificação, tendo confirmado uma versão elétrica do superdesportivo Griffith para 2024. Ao mesmo tempo anuncia o patrocínio à Fórmula E.

Anunciado em 2017 mas com entregas sucessivamente adiadas até finais de 2023 devido a vários atrasos, o renascido TVR Griffith deverá receber uma versão elétrica em 2024. A marca britânica também revelou que irá patrocinar o campeonato de Fórmula E, sublinhando o seu futuro eletrificado.

O Griffith EV será comercializado juntamente com a versão de motor de combustão interno, a qual conta com um bloco V8 da Ford com mais de 500 cv. O fabricante britânico não divulgou as especificações da linha motriz elétrica, mas deverá ser mais potente e rápida do que a sua congénere a gasolina, não obstante o peso adicional das baterias.

O modelo desenhado por Gordon Murray terá algumas alterações em termos de afinação do chassis para suportar o novo tipo de motorização e uma distribuição do peso diferente.

Por outro lado, as alterações no estilo deverão mínimas, com exceção das tomadas de ar mais pequenas e naturalmente a ausência das saídas de escape na lateral. 

Mais elétricos na calha

O Griffith será o primeiro, mas não o único modelo elétrico da TVR como já deixou perceber o seu presidente, Les Edgar, que quer lançar mais veículos elétricos.

Em novembro do ano passado, a TVR anunciou uma parceria com a empresa de exploração de lítio Ensorcia Metals Corporation, que está sediada na América do Sul. O acordo permitirá o fornecimento de baterias para os futuros elétricos da TVR.

LEIA TAMBÉM
TVR Griffith revelado

Quanto ao envolvimento na Fórmula E, a TVR vai patrocinar o Monaco e-Prix (30 de abril) e o London e-Prix (30 e 31 de julho). A parceria com a Fórmula E marca um ponto de viragem na estratégia da TVR ao acelerar os seus planos para se tornar num negócio sustentável e com emissões neutras.