TS900. Eslovena Tushek anuncia o hiperdesportivo mais leve do mercado

Pequeno fabricante esloveno, a Tushek está de volta à carga, desta feita, com o hiperdesportivo híbrido TS900, em versão de estrada e pista.

Pequeno fabricante automóvel esloveno, a Tushek está de volta à carga, desta feita, com a ambição de oferecer o hiperdesportivo híbrido mais leve do mercado. Com o nome de TS900, o modelo tem apresentação já agendada para o próximo dia 21 de abril... mas já pode ser encomendado!

Depois do Renovatio 500 baseado no Audi RS4 em 2012, a que se seguiu o  superdesportivo Forego T700 em 2013, eis que a Tushek decide subir o nível da sua ambição e aponta agora a um hiperdesportivo - o TS900, proposta de produção (naturalmente) limitada, com o qual o fabricante eslovena promete surpreender não tanto pela potência, mas, principalmente, pela leveza.

Anunciando um peso em seco, para a versão de estrada, de 1.343 kg, mas também e no caso da versão para pista, um rácio potência-peso de 1,3 cv para 1 kg, a Tushek promete, ainda, para este TS900 e, mais uma vez, em particular para a variante de pista, um sistema de propulsão híbrido E-Direct Drive que será também "o trem de força eletrificado com maior densidade de potência do mundo". 

Os dados oficiais da versão de estrada do Tushek TS900. Foto: Tushek Oficial Site
Os dados oficiais da versão de estrada do Tushek TS900. Foto: Tushek Oficial Site

Para tal, o fabricante concebeu uma solução de dois motores elétricos que, em conjunto com um V8 4.2 litros a gasolina, deverá ser capaz de garantir uma potência combinada de 1.370 cv.

LEIA TAMBÉM
Menos que um MX-5. Vazirani Ekonk é o hiperdesportivo "mais leve do mundo"

"Como empresa e marca centrada na perfeição, mantemo-nos numa inovação constante com o objectivo de garantir que os nossos clientes recebem o que pagam, tanto na estrada, como em pista", comenta, em declarações repdouzidas pela Carscoops, o director comercial da Tushek, Dragos Gheorghiu. Acrescentando que, "comprar um Tushek é mais do que uma simples experiência singular, mas, sim, algo do qual se vai lembrar para o resto da vida, sendo que nós quisemos esperar até que a engenharia do carro estivesse completa, de forma a garantir que os proprietários soubessem exatamente no que estavam a investir".

O Tushek TS900 Racer Pro, a versão para utilização exclusiva em pista do hiperdesportivo híbrido esloveno
O Tushek TS900 Racer Pro, a versão para utilização exclusiva em pista do hiperdesportivo híbrido esloveno

Quanto à estreia mundial do TS900, está desde já prevista para o próximo Salon Privé que terá lugar em Londres, entre 21 e 23 de abril de 2022. Sendo que, o objectivo da Tushek passa por vender um total de 36 unidades da versão de estrada, TS900 Apex, mais 12 das edições para pista, TS900 Racer Pro.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/White-scaled-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Apex2022_portasabertas.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Apex2022_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Apex2022_diagofrteandar-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Apex2022_lateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Apex2022_tras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Evo2019.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Apex2022_tras-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/04/TushekTS900Apex2022_destakCyclone.jpg]