No que se poderá considerar como um regresso à normalidade voltou a haver mais uma edição da cerimónia de entrega de prémios dos Turbos do Ano de 2021. Conheça os vencedores nas cinco categorias a concurso, assim como o grande vencedor e a personalidade do ano. Em 2023 haverá mais.
Naquele que se deseja como um regresso à normalidade realizou-se na passada semana a entrega dos troféus Turbo do Ano, que não só distinguem os automóveis que se destacaram nas diversas categorias, mas também a Personalidade do Ano de 2021.
O evento da Turbo foi um mais do que desejado reencontro de amigos, a avaliar pela forma como decorreu, ocasião para afastar, por instantes, a incerteza que paira sobre o setor e sobre a sociedade em geral. E, acima de tudo, para reiterar uma confiança no futuro, já que a resiliência permitiu ultrapassar as dificuldades dos últimos dois anos.
Após 116 automóveis ensaiados, 19.562 quilómetros percorridos, 5020 litros de combustível e 3510 kWh de eletricidade gastos foram eleitos os melhores carros do ano pela revista Turbo em cinco categorias: Melhor Citadino, Melhor Compacto, Melhor Familiar, Melhor Automóvel de Prestígio, Melhor Desportivo e o Turbo do Ano. Os troféus foram entregues pelo diretor da Turbo, Júlio Santos.
Melhor Citadino do Ano
Na categoria Melhor Citadino do Ano, o vencedor foi o Toyota Yaris Cross, que pertence a uma nova elite de crossovers que tem no seu portefólio a melhor solução híbrida do segmento.
O citadino da Toyota é também um concentrado de boa construção. Sedutor no design e económico na utilização herda ainda do novo Yaris um nível de segurança ímpar nesta classe, tornando-se imbatível no confronto com a vasta concorrência. O prémio foi entregue a Sousa Campos, diretor-geral da Toyota Caetano Portugal.
Melhor Compacto
No que se refere à categoria Melhor Compacto, onde a configuração SUV é ainda mais omnipresente, o eleito foi o Nissan Qashqai, modelo que há 14 anos abriu as portas ao segmento dos crossover e ainda hoje seja uma das referências do segmento.
Nova plataforma, qualidade geral e motores foram os três argumentos que contribuíram para a atribuição do prémio nesta categoria. O prémio foi entregue ao diretor-geral da Nissan Portugal, Antonio Melica.
Melhor Familiar
Passando à categoria Melhor Familiar, o triunfo sorriu ao Volkswagen ID.4, modelo pensado para uma utilização familiar despreocupada e desafogada, a que se junta um interior muito funcional.
O Volkswagen ID.4 é também um elétrico puro, com níveis de autonomia anti-stress, principalmente em cidade, encontrando-se disponível numa vasta gama de opções de bateria e de potência. No fundo, trata-se de uma espécie de ID.3 com uma dose adicional de estilo. O troféu desta categoria foi recebido por Marília Santos, diretora-geral da marca Volkswagen em Portugal.
Melhor Automóvel de Prestígio
Relativamente à categoria Melhor Automóvel de Prestígio o eleito da Turbo em 2021 foi o Mercedes-Benz EQS, que, além do luxo e conforto dos veículos do segmento superior, também se encontra na vanguarda da evolução tecnológica, permitindo-lhe responder às novas exigências energéticas e ambientais.
Por fazer com que os utilizadores se sintam dentro de uma nave espacial rumo a um futuro eletrificado, o júri dos Turbos do Ano atribuiu a vitória nesta categoria ao Mercedes-Benz EQS, tendo o prémio sido recebido por Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal.
Melhor Desportivo
Numa publicação como a Turbo haverá sempre a eleição do melhor desportivo. Nem a eletrificação retira sedução a este conceito como comprova o vencedor deste ano, o Audi RS e-tron GT.
Trata-se de um elétrico puro que combina um estilo arrebatador, um comportamento de referência e uma aceleração. Estas três caraterísticas que o Audi RS e-tron GT reúne de forma exemplar levou a equipa da Turbo a atribuir a este modelo da marca dos quatro anéis o troféu para o Melhor Desportivo, que foi recebido por Nuno Mendonça, diretor-geral da marca Audi em Portugal.
Turbo do Ano de 2021
O prémio mais aguardado era, sem dúvida, o de Turbo do Ano de 2021. Segundo o júri, já não há carros maus, mas há quem só se contente com o melhor dos melhores. O vencedor deste ano é a prova definitiva de que as máquinas estão, de facto, a aprender a aprender.
Num mundo perfeito, todos deveriam sentir-se bem seguros e ter direito a um Mercedes-Benz EQS, o melhor automóvel ensaiado pela equipada da Turbo em 2021. O prestigiado prémio foi recebido pelo CEO da Mercedes-Benz Portugal, Holger Marquardt.
Personalidade do Ano
Como já aconteceu no passado, a Turbo voltou a distinguir uma personalidade, pois acredita que os produtos são efetivamente importantes mas, em tempos difíceis, são ainda mais as pessoas e os líderes que fazem a diferença.
Das quatro principais marcas premium, a BMW foi a que mais se destacou em termos de crescimento nas vendas e na quota de mercado. A este facto não será alheio o trabalho efetuado pela marca, designadamente a bem-sucedida aposta e prioridade dada aos híbridos plug-in.
O melhor testemunho à qualidade do trabalho desenvolvido pela BMW Portugal é o facto de a marca ter conseguido alcançar a maior quota de mercado na Europa em 2021. Pelo trabalho realizado à frente dos destinos da empresa, a Personalidade do Ano de 2021 escolhida pela revista Turbo foi Massimo Senatore, CEO da BMW Portugal.