As mais recentes tendências na área das frotas e dos veículos comerciais estão patentes na mais recente edição da revista Turbo Frotas & Comerciais, que já está à venda bancas na edição impressa e também pode ser consultada online.
A eletrificação das frotas avança inexoravelmente e em todas as frentes, tendência essa que damos a conhecer na mais recente edição da revista Turbo Frotas & Comerciais, que já se encontra nas bancas.
Uma das novidades é a segunda geração do Fuso eCanter, que passa a estar disponível em 42 variantes, resultante da combinação das vários opções de pesos brutos, comprimentos de chassis, tipos de cabina e capacidades de bateria. Nos comerciais médios, a Maxus vai reforçar a sua oferta com um terceiro modelo, o eDeliver 7, o que será proposto em três volumes úteis.
Nos furgões compactos, a Mercedes-Benz anuncia o lançamento do eCitan, que terá uma autonomia de até 280 quilómetros. Neste segmento, a Ford também tem uma proposta nova, o Transit Courier, o qual terá variantes com motor de combustão, que chegam ainda este ano, e elétricas, devendo estas últimas ser lançadas no final de 2024.
Referência para a LeasePlan que passou a disponibilizar uma solução de renting específica para veículos comerciais, designadamente para transformados.
Projeto Green Fleet da Nestlé
A tendência para a eletrificação das frotas está igualmente patente no tema da reportagem desta edição, onde damos a conhecer o programa Green Fleet da Nestlé que prevê a substituição de toda a frota de 500 ligeiros de passageiros até 2025, seguindo-se depois os 100 comerciais ligeiros.
Apesar da tendência para a eletrificação, muitas frotas ainda têm - e vão ter durante bastante tempo - veículos de combustão. Nesse sentido elaborámos um dossier sobre a importância da lubrificação e as consequências da utilização de um produto não adequado. Para o efeito contámos com a colaboração da Cepsa, Fuchs, Galp, Repsol, Petronas, Texaco e Valvoline.
Na área do financiamento damos conta da criação de uma nova estrutura simplificada de financiamento e serviços de aluguer operacional do Grupo Stellantis na Europa, que está assente em duas organizações: Stellantis Finantial Services e Leasys.
Na área do renting conheça a Renting Finders, empresa especializada na intermediação deste produto financeiro, contando com uma plataforma online dedicada.
Ensaios
A eletrificação também esteve presente em força nesta edição na área dos ensaios. Nos comerciais ligeiros analisamos o Volkswagen ID Buzz Cargo Pro e o Toyota Proace BEV L1 Comfort. Nos ligeiros de passageiros, a Toyota também está presente com o elétrico BZ4X Premium.
Para as empresas que ainda não estão preparadas para fazer a transição imediata para o cem por cento elétrico existem propostas híbridas com bateria recarregável externamente como o BMW 330e, Mercedes-Benz a 250e ou Peugeot 308 SW Plug-In Hybrid 180. A representatividade do diesel está a diminuir, mas para algumas operações ainda é uma solução que se justifica e uma das propostas é o Ford Grand Tourneo Active.
Já para operações de transporte pesado de longo curso, uma das soluções poderá passar pela tecnologia da pilha de combustível e do hidrogénio. Algumas marcas como a Mercedes-Benz Trucks, Volvo Trucks, VDL e Toyota já estão a efetuar testes de estrada com este tipo de solução.
A revista Turbo Frotas & Comerciais 52 já se encontra à venda nas bancas, mas também pode ser consultada online através desta ligação. Boas leituras