Turbo Frotas & Comerciais 59 já em distribuição

Um comparativo entre cinco das pick-up em comercialização no mercado nacional, o impacto da alteração dos limites das taxas de tributação autónoma e a entrada no mercado nacional de mais duas marcas chinesas, Foton e Farizon Auto, são alguns dos destaques da Turbo Frotas & Comerciais de março.

Um comparativo inédito entre cinco das pick-up de cabina dupla de cinco lugares e tração integral que estão disponíveis no mercado nacional é um dos temas em destaque da Turbo Frotas & Comerciais 59, que já se encontra em distribuição.

Para este confronto reunimos duas recém-chegadas ao nosso país, a Musso Sports Raider da sul-coreana KGM (anteriormente conhecida como SsangYong) e a Tunland G7 da chinesa Foton, que enfrentam algumas das consagradas do segmento como a Isuzu D-Max, a Volkswagen Amarok e a Ford Ranger Raptor, sendo que esta última pertence a uma categoria à parte.

Todas são consideradas pick-up de dimensões médias, com comprimento exterior até 5,40 metros e capacidade de carga até uma tonelada. Estas cinco pick-up estão equipadas com motorizações diesel e possuem tração inserível às quatro rodas e redutoras.

Uma das pick-up deste comparativo é da Foton, marca que acaba de entrar no mercado nacional com uma gama de comerciais, sendo quase todos elétricos. Uma única exceção é a pick-up Tunland que também é proposta com motorização diesel, além de uma variante elétrica.

Em entrevista à Turbo Frotas & Comerciais, Fernando Martins, diretor de importação do Grupo JAP, responsável pela distribuição da marca no nosso país, dá a conhecer os planos para o mercado nacional e os objetivos.

Tributação Autónoma

Igualmente em destaque nesta edição está o impacto na política de frotas decorrente da alteração dos limites das taxas de Tributação Autónoma. Algumas marcas aproveitaram a revisão para fazerem um ajustamento de preço em alguns modelos.

Como casos práticos apresentamos cinco modelos em ensaio que estão enquadrados no primeiro escalão de Tributação Autónoma: Alfa Romeo Junior Ibrida, Hyundai Bayon, Nissan Qashqai, Toyota Yaris Cross e Volkswagen Caddy eHybrid.

O capítulo dos ensaios é complementado com comerciais ligeiros, sendo que todos são elétricos: Peugeot E-Partner, Citroën ë-Jumpy e Mercedes-Benz eSprinter. Sinal dos tempos.

Novidades

No capítulo das novidades, a Volkswagen Veículos Comerciais introduziu no mercado a nova geração da Transporter, que está disponível em dois comprimentos de carroçaria, duas alturas de tecto, caixas de velocidades manuais e automáticas, três tipos de tração (dianteira, traseira e integral) e três tipos de propulsão: diesel, elétrica e híbrida plug-in.

A Kia, por sua vez, apresentou a versão de produção da gama elétrica PV5, que vai estar disponível em versões de mercadorias e passageiros. Com base num modelo de produção flexível, a marca diz ser possível fazer 11 veículos a partir da mesma plataforma.

Um conceito semelhante foi adotado pela Flexis, que consiste numa joint-venture entre o Renault Group, Volvo Group e CMA-CGM. O primeiro fruto desse trabalho consiste numa gama de três comerciais, que inclui um furgão, um chassis-cabina e um veículo de tecto alto, estando prevista a sua comercialização em 2026. A mesma base será usada pela Renault para o novo Trafic (furgão), Estafette (comercial de tecto alto) e Goelette.

Já disponível em Portugal está a gama SV da Farizon Auto, uma marca que acaba de ser lançada no nosso país e que aposta na tecnologia, na capacidade de carga, conforto para conquistar clientes.

Tudo isto e muito mais para ler na Turbo Frotas & Comerciais 59 que poderá ver AQUI.