Conheça os temas em destaque na Turbo Frotas & Comerciais 56, que, entre outros, inclui o hidrogénio, a ofensiva da Mercedes-Benz, as diferentes formas de eletrificação e o estudo da Ayvens, que as marcas elétricas chinesas já são opção para as empresas.
Apontado como o eterno combustível do futuro, o hidrogénio está em destaque na mais recente edição da Turbo Frotas & Comerciais, já à venda nas bancas ou disponível online, através de um dossier alargado sobre este tema.
O hidrogénio pode servir de alternativa em determinadas aplicações na descarbonização do transporte rodoviário, designadamente em operações de longo curso ou noutras em que a utilização de veículos elétricos a bateria não seja adequada.
Um dos "calcanhares" de Aquiles é a infraestrutura de abastecimento de hidrogénio, mas a União Europeia já implementou uma legislação que prevê a instalação de postos de abastecimento a cada 200 quilómetros nos principais corredores da rede transeuropeia de transportes até 2031. Atualmente existem 150, mas para se cumprir a diretiva é necessário construir mais 350. Se o objetivo irá ser concretizado só o tempo o dirá.
Não obstante, a indústria já se está a preparar para a "eventual" nova realidade e a desenvolver soluções, algumas das quais não deverão demorar muito a chegar ao mercado.
Eletrificação aprofunda-se
Nos veículos elétricos a bateria, a oferta não pára de ser reforçada, com a introdução de novos modelos ou o aumento da autonomia dos já existentes. Mercedes-Benz eVito e eSprinter, os doze modelos da quatro marcas da Stellantis (Citroën, Fiat Professional, Opel e Peugeot), Ford E-Transit Custom são alguns dos exemplos mais recentes que damos a conhecer nesta edição da Turbo Frotas & Comerciais.
Nos pesados revelamos a renovada gama de camiões da Renault Trucks, T, C e K, assim como o novo Mercedes-Benz Actros L Procabin.
Referência para o início de atividade em Portugal da Ayvens, a gestora de frotas que resultou da fusão a nível internacional entre a LeasePlan e a ALD Automotive. A apresentação da nova empresa foi acompanhada pela divulgação de um estudo sobre as tendências da mobilidade por parte das empresas e onde se conclui que as novas marcas já são opção.
Novas marcas
Entre as marcas que já estão a chegar ao nosso país incluem-se a OHM, especializada em chassis-cabina elétricos com peso bruto de 3500 kg, e a BMC, que tem uma gama alargada de camiões e autocarros. O responsável da empresa que está introduzir estas duas novas opções no mercado nacional revela qual é a estratégia que está a ser traçada.
LEIA TAMBÉM
Turbo Frotas & Comerciais. Chineses e camiões elétricos na edição 55
Nos ligeiros apresentamos quatro soluções / tecnologias que foram desenvolvidas para as frotas baixarem as suas emissões: híbrido suave (mild hybrid), híbrido (HEV), híbrido com bateria recarregável externamente (PHEV) e elétrico a bateria (BEV).
A Turbo Frotas & Comerciais 56 poderá ser consultada através desta hiperligação. Boas leituras.