Dando cumprimento àquela que é já uma tradição de décadas, a TURBO volta a atribuir, neste início de 2021, os "Turbo do Ano 2020". Prémios com os quais, aquela que é a sua revista de sempre, procura distinguir os melhores automóveis do ano que passou, assim como quem mais contribuiu para o elevar do seu, do nosso, Sonho. Conheça os vencedores.
Com o mercado nacional, e o próprio País, a viver tempos difíceis, culpa da pandemia de COVID-19 que a todos atinge, a verdade é que, nem mesmo assim, a nossa paixão pelo Automóvel, arrefeceu.
Motivados pela vontade de continuar a oferecer-lhe a melhor e mais fidedigna informação, este ano, foram mais de 124 os automóveis ensaiados, com os quais fizemos um total de 116 436 quilómetros. Com a curiosidade de, tal como já vem acontecendo há alguns anos, muitos destes quilómetros terem sido feitos sem quaisquer emissões e a eletricidade. E com os combustíveis fósseis, como a gasolina ou o gasóleo, a perderem cada vez mais terreno.
Aliás, a demonstrá-lo, ficam para a história dos 6 090 litros gastos ao longo de 2020, nestes ensaios, contra os 1 750 kWh de electricidade com que abastecemos as baterias dos elétricos que têm vindo a tornar-se uma presença cada vez mais habitual, no parque de estacionamento da TURBO.
Do Melhor Carro do Ano ao Prémio Carreira
Mas, falemos dos prémios relativos a 2020. Um ano em que, apesar da imagem atípica com que fica para a história, não deixou de trazer muitas e boas novidades, em praticamente todos os segmentos - dos utilitários aos compactos; dos SUV médios e de prestígio, ao melhor familiar, berlina e carrinha. Tudo isto, sem esquecer os desportivos e a melhor versão desportiva, o melhor PHEV e o melhor Elétrico, e, já agora, o melhor Concept e a melhor Tecnologia.
LEIA TAMBÉM
40 anos, 40 carros. Vote nos seus favoritos e ganhe prémios
Num ano repleto de dificuldades, também para as empresas, voltámos a eleger o melhor responsável de comunicação de marca automóvel, a operar no nosso mercado, tal como não deixámos de atribuir o já muito elogiado Prémio Carreira. Galardões especiais a que se junta - não poderia faltar - o prémio mais desejado: o do Melhor Carro do Ano de 2020.
São, de resto, todos estes prémios, e respectivos premiados, que, durante as próximas semanas, vamos dar-lhe a conhecer; todos os dias uma categoria, todos os dias um vencedor. Desafio que começamos já hoje, com a apresentação daquele que foi, para os jornalistas da TURBO, o Melhor Utilitário do ano que passou: o novo Toyota Yaris.
Uma escolha que encontra justificação nos argumentos e razões que aqui recordamos:
Melhor Utilitário do Ano: Toyota Yaris
"O pequeno Yaris continua a ser um dos modelos mais populares da Toyota e um dos carros mais bem-sucedidos tecnologicamente do seu segmento onde, até há pouco tempo, era o único com uma versão híbrida. A conhecida solução híbrida da Toyota sofreu, nesta quarta geração do Yaris, uma evolução grande, que se reflete essencialmente nos consumos e nas emissões, mas também no prazer de condução. A nova fórmula reúne um motor a gasolina de três cilindros e 93 cv, que funciona segundo o ciclo Atkinson, mais dois motores elétricos dentro de um único módulo de 80 cv, com a função de motor e gerador, e uma nova bateria, agora de iões de lítio, com capacidade para garantir um funcionamento elétrico mais eficiente. Um sistema que permite consumos da ordem dos 4l/100 km, o que é uma meta ambiciosa e tentadora para quem ainda pode estar indeciso entre a versão híbrida e a versão convencional, equipada com um pequeno motor de combustão. De realçar ainda o design e o regresso ao conceito big/small da primeira geração, que significa grande por dentro e pequeno por fora, graças à utilização da plataforma TNGA-B, a mesma do Corolla, do Prius e do C-HR."
Entretanto, já amanhã, sexta-feira, dia 22, revelamos-lhe o nome do vencedor do "Turbo do Ano", para o Melhor SUV Compacto.