Turbo Comerciais 44. Edição já à venda nas bancas e disponível online

A mais recente edição da Turbo Comerciais, com mês de capa de outubro / novembro de 2021, já está à venda e pode ser consultada online.

A mais recente edição da Turbo Comerciais, com mês de capa de outubro / novembro de 2021, já se encontra à venda nas bancas. Mas também pode ser consultada online.

A mais recente edição da Turbo Comerciais já se encontra nas bancas e o hidrogénio volta a ser um dos temas em destaque nas páginas da revista.

Na edição de outubro / novembro de 2021 damos a conhecer os desenvolvimentos que estão a ser efetuados pela Stellantis nos comerciais de dimensão média (Opel Vivaro-e Hydrogen, Peugeot e-Expert Hydrogen e Citroën ë-Jumpy Hydrogen), pela joint-venture HYVIA - criada pela Renault e Plug Power - na gama Master e pela Daimler Trucks nos camiões de longo curso. Estas soluções deixaram a fase de protótipos para começarem a ser produzidos em série.

No capítulo das novidades nos comerciais ligeiros referência para a apresentação do novo Fiat Ducato, assim como do novo Opel Movano, que passa a utilizar a mesma plataforma dos comerciais de grandes dimensões da Stellantis.

Destaque ainda para a revelação da mais recente geração do Mercedes-Benz Citan, desenvolvido em parceria com a Renault, mas com identidade e caraterísticas distintas.

Novidades não faltam

Nas páginas Turbo Comerciais 44 também está presente o Iveco Daily, que foi sujeito a uma profunda atualização tecnológica, incluindo novos serviços digitais Iveco Driver Pal, baseados nos Amazon Web Services.

No que se refere a ensaios, estão presentes na edição de outubro / novembro de 2021 o novo Renault Express Van, o Mitsubishi L200 4WD CC Intense Strakar Evolution e o Peugeot e-Traveller Business Standard.

Passando aos pesados e para além do protótipo Mercedes-Benz GenH2 Truck, com tecnologia fuel-cell, a marca alemã anunciou a produção em série do camião elétrico a bateria Mercedes-Benz eActros, que disponibiliza uma autonomia de até 400 quilómetros.

A Iveco, por sua vez, também atualizou a gama pesada S-Way, tendo introduzido novos serviços digitais, incluindo o já referido Iveco Driver Pal e duas novas motorizações Cursor 13, com 490 e 530 cv.

LEIA TAMBÉM International Pick-Up Award 2022.
Conheça os quatro candidatos

Além da Iveco também a MAN introduziu novas soluções tecnológicas nas gamas TGX, TGS e TGM, destacando-se, finalmente, as câmaras exteriores ou o assistente de direção MAN CruiseAssist, que já oferece uma condução autónoma de nível 2.

Eletrificação e conectividade

Na área dos autocarros, a eletrificação é uma tendência que veio para ficar. Exemplo disso é a marca holandesa VDL que anunciou o lançamento de uma nova geração de autocarros urbanos exclusivamente elétrica.

Referência final para a ZF Aftermarket que, através do seu presidente Philippe Coltron, antecipa a estratégia da empresa para o curto e médio prazo, que passa pela aposta na eletrificação, na conectividade, na gestão de frotas e em parcerias, como aquela estabelecida com a Goodyear para área dos reboques e semirreboques. O objetivo da ZF é ser uma referência na Mobilidade da Nova Geração, conforme explica Philippe Coltron em entrevista publicada na Turbo Comerciais 44.

A versão online pode ser consultada neste link: https://issuu.com/turbofrotas/docs/t_comerciais_44.