A mais recente edição da Turbo Comerciais com mês de capa de novembro - dezembro de 2022 já se encontra nas bancas, mas também já pode ser consultada online.
A última edição de 2022 da Turbo Comerciais já se encontra nas bancas, mas também pode ser consultada aqui online.
O tema principal de capa é a apresentação da nova Iveco eDaily, que mantém todas as caraterísticas do modelo original de combustão, incluindo o chassis de travessas e longarinas, mas vai passar a estar disponível numa versão elétrica, com três opções de bateria.
O tema de reportagem é a entrada na Europa dos fabricantes chineses de veículos comerciais. Alguns deles já estão presentes em alguns países do Velho Continente como a Maxus, a DFSK e a BYD, enquanto outros aproveitaram o Transportation 2022, realizado em Hannover, para se darem a conhecer.
Uma das primeiras marcas chinesas a entrar no mercado nacional com comerciais ligiros foi a Maxus e Francisco Morais, diretor de marketing e vendas da Maxus Portugal, não tem dúvidas em afirmar que o balanço é bastante positivo e a principal dificuldade que a marca encontrou está relacionada pela conjuntura adversa na cadeia de abastecimento, com reflexos na disponibilidade de produto.
Elétricos m alta
Em termos de produto, um dos ensaios desta edição foi realizado com o Maxus eDeliver 9 na versão de nove lugares, que atualmente é o único do seu segmento no mercado português a disponibilizar uma variante para nove ocupantes.
O Mercedes-Benz eVito Furgão com bateria de 66 kWh, o Opel Combo-e Life Elegance Plus L1 e o Isuzu D-Max L Work são os outros modelos objeto de ensaio nesta edição.
O entrevista principal da edição de novembro - dezembro de 2022 da Turbo Comerciais foi concedida Joaquim Candeias, diretor executivo da Ferdinand Bilstein Portugal, que faz a análise da evolução da empresa nos últimos e explica como a antecipação foi fundamental para o crescimento que as marcas febi, Blue Print e Swag estão a registar no nosso país.
Setra em Portugal
Passando aos pesados referência para a apresentação da nova gama de autocarros da Setra, ComfortClass e TopClass, que teve a particularidade de ter sido realizada em Portugal.
Ainda no autocarros, o Isuzu Novociti Volt esteve à experiência em Guimarães e o este efetuado com este urbano midi elétrico teve nota positiva por parte da Vale do Ave Transportes, empresa que atualmente detém a concessão do transporte público de passageiros naquela cidade.
LEIA TAMBÉM
Iveco Group inaugura fábrica ePowertrain em Turim
Continuando na área da eletrificação, a MAN anunciou a introdução de um camião elétrico de longo curso, que promete autonomias entre 600 a 800 quilómetros e carregamentos a uma potência de um mega watt.
Tudo isto e muito mais na Turbo Comerciais 50 - novembro / dezembro de 2022.
Para finalizar votos de um Feliz Natal e Feliz Ano Novo.