As novidades do IAA Transportation 2022 estão em destaque na Turbo Comerciais 49, com mês de capa de setembro / outubro de 2022. Mas há mais para ler.
As principais novidades do IAA Transportation 2022, que decorreu recentemente na cidade de Hannover, na Alemanha, são dadas a conhecer no número 49 da Turbo Comerciais, que já se encontra à venda nas bancas, mas também pode ser consultada AQUI.
No total são dez as páginas dedicadas ao evento, onde são apresentadas as principais novidades em termos de veículos comerciais, camiões e autocarros. A eletrificação foi a nota dominante no certame e quase todos os fabricantes já têm veículos movidos a bateria.
Entre as novidades nos comerdestaque para o Volkswagen ID Buzz Cargo - eleito "Inmternational Van of the Year" de 2023, a nova geração da Ford Transit Custom, a Iveco eDaily, a Renault Trafic E-Tech, a Maxus T90EV, entre outros.
Camiões autocarros em Hannover
Nos pesados de mercadorias, a nova geração da gama de distribuição DAF XD fez a sua estreia oficial no certame, assim como o Nikola Tre, o Mercedes-Benz eActros LongHaul, o Maxus Electric Light Truck, o Fuso eCanter, o Ford Trucks RSU elétrico ou MAN eTruck.
Nos autocarros, os principais fabricantes europeus optaram pela ausência, o que constituiu uma excelente oportunidade para os construtores turcos, designadamente a Temsa, a Isuzu e a Karsan apresentarem as suas mais recentes novidades e algumas delas com motorizações elétricas, quer a bateria, quer elétricas.
Duas marcas que não estiveram presentes em Hannover foram a Toyota e a Nissan, que, no entanto, acabaram de lançar as novas gamas de comerciais ligeiros elétricos no nosso país.
Elétrico já compensa?
Numa altura em que tanto se fala de eletrificação decidimos fazer um comparativo entre dois furgões compactos que partilham a mesma plataforma, mas possuem tecnologias diferentes de motorização: elétrica e diesel. Para o efeito fizemos um frente a frente entre o Renault Kangoo E-Tech e o Mercedes-Benz Citan 110 CDI.
Como a introdução de novas tecnologias está a originar um aumento nos preços dos veículos, o aluguer operacional ou "renting" pode ser uma opção para muitas empresas que querem controlos os custos e pagar apenas a utilização. As principais tendências na atividade do renting são dadas a conhecer no número 49 da TURBO COMERCIAIS.
LEIA TAMBÉM
MAN. Camião elétrico com autonomia de até 800 km chega em 2024
Destaque ainda para as novas soluções de eletrificação de comerciais da ZF, os novos semirreboques com perfil aerodinâmico da Schmitz Cargobull ou as novas propostas de chassis de autocarros elétricos da MAN.
Tudo isto e muito mais na TURBO COMERCIAIS 49 - setembro / outubro de 2022