A Turbo Comerciais 46, com mês de capa de fevereiro / março de 2022, já está nas bancas e tem como grande destaque a eletrificação, desde as mais recentes novidades até aos ensaios. Esta tendência não se limita apenas aos comerciais ligeiros, mas também aos pesados.
A eletrificação dos veículos comerciais veio para ficar e a mais recente edição da Turbo Comerciais, com mês de capa de fevereiro / março de 2022, que já está à venda nas bancas e para consulta online é um reflexo dessa mesma tendência.
O tema de capa é mesmo um comparativo inédito furgões elétricos realizado pelos colegas da Auto, tekniikka ja kuljetus, publicação que representa a Finlândia no júri do International Van of the Year (IVOTY), com seis modelos: Renault Kangoo Z.E., Nissan e-NV200, Citroën ë-Jumpy, Maxus eDeliver 3, Mercedes-Benz e-Sprinter e Volkswagen e-Crafter.
As novidades no domínio da eletrificação não ficam por aqui, Na Turquia tivemos a oportunidade de conduzir os primeiros protótipos da Ford E-Transit e em Barcelona de unidades ainda camufladas do Volkswagen ID Buzz, o Pão de Forma do Século XXI, elétrico e conectado.
A Fiat Professional, por seu lado, anunciou o regresso ao mercado do Fiat Scudo, agora com base Stellantis, que vem substituir o Talento, e também terá uma versão elétrica a bateria, à semelhança do que sucede com o Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e, Peugeot e-Expert e Toyota ProAce Electric.
Transição energética
A Stellantis reivindica ser o primeiro construtor com uma gama completa de veículos comerciais elétricos, após o lançamento dos furgões compactos Citroën ë-Berlingo, Opel Combo-e e Peugeot e-Partner. Este último está em destaque nesta com um ensaio alargado à versão Standard com nível de equipamento Premium.
A eletrificação também se estende aos pesados. Exemplo disso foi a mais recente edição do Salão Solutrans, onde foram apresentadas várias soluções para uma maior eficiência energética, não só a bateria, mas também a pilha de combustível, incluindo semirreboques.
Caso paradigmático desta aposta na transição energética era o stand da Volvo Trucks, que não tinha qualquer unidade diesel em exposição. A estratégia da marca sueca passa pela redução das emissões nos transportes e o objetivo é de chegar mesmo à neutralidade carbónica em 2050.
Não obstante o avanço imparável desta ofensiva na área da eletrificação, ainda continuam a surgir algumas propostas com motor de combustão, caso, por exemplo, da Toyota Hilux 2.8 D, que conquistou o troféu de "International Pick-Up Award" de 2022, a mais recente geração da Ford Ranger ou mesmo o pequeno Suzuki Jimny que conta com uma versão comercial, equipada com motor a gasolina de 1462 cc com 102 cv.
Tudo isto e muito mais na Turbo Comerciais 46. Boas leituras.