A mais recente edição da Turbo Comerciais, com mês de capa de dezembro 2021 / janeiro 2022, já pode ser consultada online. Os eleitos de 2022 estão em destaque numa edição onde não faltam novidades. Boas leituras.
Os veículos comerciais eleitos nas diversas categorias estão em destaque na mais recente edição da Turbo Comerciais 45, com mês de capa dezembro 2021 / janeiro 2022.
Nos comerciais ligeiros, júri constituído por jornalistas da imprensa especializada, onde está incluída a Turbo Comerciais, atribuiu a vitória não a um, mas a dois modelos: Mercedes-Benz Citan e Renault Kangoo Van.
As novidades introduzidas por ambas as marcas na mais recente geração de comerciais compactos foram consideradas as mais relevantes para a atribuição deste prestigiado troféu. A apresentação dinâmica do modelo da marca alemã e o ensaio completo do furgão francês dão a entender porque motivo conquistaram o título de "International Van of the Year" 2022.
Por sua vez, o título de International Pick-Up Award de 2022, a vitória sorriu à Toyota Hilux, após a realização de testes dinâmicos na Croácia, onde enfrentou concorrentes de peso como a nova Isuzu D-Max e a Jeep Gladiator. A reportagem desse evento está merece relevo especial nesta edição, que contou ainda com as presenças, como marcas convidadas, da RAM, com a brutal 1500 TRX, e da Ford, que deu a conhecer as três novas séries especiais da Ranger, a pick-up mais vendida na Europa.
Nos camiões e nos autocarros de turismo, os respetivos prémios foram atribuídos ao DAF XF, XG, XG+ e ao Neoplan Cityliner, respetivamente.
Estreias absolutas
Nesta edição conta ainda com alguns modelos que foram conduzidos pela primeira vez pela imprensa portuguesa, como o já referido RAM 1500 TRX, Peugeot Landtrek, Renault Kangoo E-Tech ou Opel Combo-e. Alguns deles não vêm para Portugal ou mesmo para a Europa, caso da pick-up da RAM (impostos) ou da Peugeot (emissões), respetivamente.
No domínio das energias alternativas referência para o ensaio ao Fiat eDucato, que surpreende não só pela capacidade do sistema de regeneração de energia, mas também pelo preço. Nos furgões compactos, as outras marcas da Stellantis também passaram a ter versões elétricas: Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Citroën ë-Berlingo.
Na área dos pesados também avança o processo de descarbonização dos transportes. A Dourogás abriu o primeiro posto de gás natural comprimido de origem renovável (BioGNC) e já garantiu a abertura de um primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em 2022. Este investimento permitirá garantir o fornecimento de combustível a alguns veículos que estão a ser desenvolvidos por marcas como a Mercedes-Benz ou a Nikola / Iveco.
Nos camiões elétricos, a ofensiva também continua. A Auto Sueco iniciou a comercialização do Volvo FL Electric em Portugal, enquanto a Daimler Truck começou a produção em série do Mercedes-Benz eActros.
Tudo isto e muito mais para ler na Turbo Comerciais 45 - dezembro de 2021 / janeiro de 2022, que pode consultar online AQUI.