Disponibilizamos aqui a edição digital do número 33 da Turbo Comerciais, publicada originalmente em maio de 2019.
Motivos de interesse não faltam nesta edição de maio de 2009, como, por exemplo, a antecipação da nova geração do Renault Kangoo, cuja design quase definitivo do modelo de produção foi revelado através do protótipo Kangoo Z.E. Concept.
Ainda no domínio de sustentabilidade destaque para a forte aposta na eletrificação da Ford que se tornou na primeira marca a oferecer uma versão elétrica com extensor de autonomia (PHEV) dos modelos Transit Custom e Tourneo Custom. A investida da marca fundada por Henry Ford não vai ficar, estando previsto o lançamento de uma Transit totalmente elétrica em 2021, com uma autonomia superior a 300 km.
Repleta de novidades
Esta edição contou ainda com a primeira apresentação da versão mais radical da Ford Ranger, que recebeu a denominação Raptor, à semelhança da sua congénere norte-americana F-150. As novidades não ficaram por aqui, destacando-se a nova Volkswagen Transporter 6.1, as novas Trafic e Master da Renault, o Mercedes-Benz Classe V e o primeiro contacto com o protótipo da versão elétrica deste modelo, o EQV.
Igualmente interessante será um comparativo entre a versão de chassis longo e teto alto do Fiat Doblò e a variante de chassis curto e teto normal da Renault Trafic (ainda antes da atualização que acabaria por ocorrer algum tempo depois e que também demos a conhecer na edição de maio / junho de 2019. Apesar de parecerem tão diferentes, ambos disponibilizam um volume útil de carga semelhante, assim como a capacidade de carga.
No domínio dos pesados, esta edição conta com um ensaio ao camião de distribuição da Scania com cabina baixa e motor de cinco cilindros de nove litros com 280 cv: L280 NB. A estreia da Irizar nos camiões com o ie Truck, a atualização do Renault Trucks T e T High e do Volvo FH I-Save complementam a oferta informativa na área do transporte rodoviário de mercadorias.