A mais recente edição da Turbo já está nas bancas e neste número de agosto aproveitamos para ir ao Algarve de elétrico e voltar para ver se é possível fazer este trajecto sem grandes motivos de preocupação. Mas muitos outros motivos não faltam nesta edição de agosto da sua revista habitual. Boas leituras e, já agora, boas férias, se for caso.
Em tempo de férias, muitos portugueses vão até ao Algarve passar um merecido descanso. Quisemos saber se seria possível rumar até ao sul do país num elétrico e para o efeito organizamos um teste de autonomia com quatro modelos que anunciam uma autonomia superior a 500 quilómetros. Os resultados desta aventura são partilhados com os leitores nesta edição de agosto da sua Turbo.
Contudo, existem muitos outros motivos de interesse no número 515 da revista Turbo como, por exemplo, uma prova de condução em pista com o novo BMW M4 CS, equipado com o motor 3,0 litros que desenvolve uma potência de 551 cv e um binário máximo de 650 Nm. Para proporcionar a emoção máxima atrás do volante, a tração é assegurada pelas rodas traseiras, como manda a tradição nos verdadeiros desportivos.
Outro modelo igualmente testado em pista, neste caso no centro de ensaios Balocco, no norte de Itália, foi o novo Alfa Romeo Junior. A versão mais desportiva, Veloce, com motor elétrico de 280 cv e diferencial Torsen, promete cumprir os requisitos dos mais exigentes fãs da casa de Arese.
Em Itália também, mas desta vez no histórico edifício de Lingotto em Turim, foi apresentado o primeiro modelo da nova era da Fiat, o Grande Panda, cujo lançamento está previsto para o último trimestre deste ano. O preço promete ser um dos argumentos deste modelo, assim como dos novos Citroën C3 e C3 Aircross, que também já conduzimos na Áustria e partilhamos com o leitor as primeiras impressões atrás do volante.
Entre as muitas outras novidades presentes nesta edição destacamos ainda o Bentley Continental GT Speed, assim como os novos Peugeot 5008, o Cupra Leon, o Opel Frontera, o Mitsubishi ASX e Toyota GR Yaris.
LEIA A TURBO DIGITAL POR APENAS 2,9€. SAIBA COMO
A polémica entre a União Europeia e a China relativa aos aumentos das taxas de importação de veículos elétricos daquele gigante asiático também merece uma análise aprofundada na Turbo 515.
Já no capítulo dos ensaios referência especial para o desportivo elétrico da Hyundai, Ioniq 5 N, que oferece uma experiência de condução ao nível dos seus congéneres de combustão da família N, mas com emissões zero. Uma máquina de pista que pode andar civilizadamente na estrada.
Mas não é só a Hyundai que aposta em versões desportivas dos seus modelos elétricos, já que a BMW também disponibiliza o i5 M60 xDrive Touring, a primeira carrinha elétrica da marca bávara e também a mais potente com 601 cv.
Esta edição também conta com um comparativo entre dois SUV compactos elétricos, o Volvo EX 30 e o Honda e:NY1.
A Turbo 515 conta igualmente com uma homenagem ao fundador da nossa revista, José Vieira, que viveu duas revoluções, a do automóvel e a dos meios de comunicação, através da republicação de uma entrevista que saiu no número 416.
Tudo isto e muito mais para ler na edição de agosto da revista Turbo, que já à venda nas bancas. A não perder e a levar para férias!