A ZF Aftermarket ampliou a oferta de discos de travão compostos da TRW para vários modelos da Mercedes-Benz, incluindo o Classe C, o Classe E, o Classe S e o GLC. O design especial contribui para a redução de peso, do consumo e das emissões.
A TRW está a alargar a sua oferta de travões compostos doe duas peças para vários modelos da Mercedes-Benz, designadamente para o Classe C, Classe E, Classe S e GLC.
O design dos discos de travão compostos de duas peças para automóveis da marca de Estugarda consiste num cubo de aço com ligação dentada ao anel de fricção em ferro fundido cinzento. Esta solução otimiza a dilatação térmica durante a travagem para que o disco não deforme devido à tensão térmica.
Segundo a ZF Aftermarket, o disco de travão da TRW com este design especial foi desenvolvido para melhorar a segurança e desempenho, além de prolongar a vida útil em veículos mais potentes.
O travão de disco composto desenvolvido pela ZF Aftermarket para o mercado de substituição oferece as mesmas vantagens do produto original, mas difere na ligação entre o cubo da roda e o anel de fricção: o disco de travão composto TRW também é constituído por um cubo de aço rebitado ao anel de fricção em ferro fundido.
LEIA TAMBÉM
ZF Aftermarket. Óleo de travões é crucial na segurança do veículo
Devido ao material do cubo e ao processo de rebitagem, foi desenvolvido um revestimento especial para proteger o disco de travão da corrosão, mesmo nos rebites.
Menos peso, menos consumo
"Graças à expansão estratégica do nosso portefólio na área dos discos de travão compostos, as oficinas podem não só equipar mais veículos particulares com peças de substituição com a qualidade do equipamento original, mas também servir frotas de táxis, nas quais os modelos Mercedes-Benz são particularmente populares," refere Ulf Hasse, responsável da Gestão de Produtos de Travagem.
O disco de travão composto apresenta um menor peso em comparação com um disco de travão totalmente fundido, o que se traduz numa redução das massas não suspensas e na melhoria do conforto de condução, assim como do comportamento NVH (Ruído, Vibração e Dureza). Outra vantagem da diminuição de peso consiste na redução do consumo de combustível.
Além disso, a diminuição da dilatação térmica permite o funcionamento do sistema de travagem a uma temperatura mais baixa, criando reservas para utilização da potência total de travagem em caso de emergência.
Uma vez que as oficinas independentes estão a servir um número crescente de clientes frotistas como, por exemplo, empresas de táxis, a ampliação do programa de discos compostos para veículos populares da Mercedes-Benz é particularmente importante para este setor. Mais um exemplo da forte orientação para o cliente da ZF Aftermarket.
Os discos de travão compostos já estão disponíveis para vários modelos Mercedes-Benz Classe C e Classe E. Para meados de 2021 está previsto o lançamento de referências para o Classe S e para o GLC.