Hoje em dia já disponível nos modelos dos segmentos alto, médio e compacto, o travão de estacionamento elétrico pode, finalmente, chegar aos veículos mais pequenos. A solução é da empresa alemã ZF e, além das vantagens em termos de espaço, diferencia-se pela atuação no eixo dianteiro.
Segundo avança a ZF, o principal aspeto diferenciador neste novo Travão de Estacionamento Elétrico (EPB), reside no facto da força de travagem ser feita nas rodas dianteiras.
Para além da função clássica de travão de estacionamento, este novo EPB facilita igualmente o arranque em subida, por exemplo, através do recurso à função Auto-Hold, tal como também aumenta significativamente o conforto de condução, graças à função stop-and-go.
Ao mesmo tempo, o facto deste sistema garantir uma maior distribuição de carga estática no eixo dianteiro, melhora a segurança no estacionamento do veículo em declives escorregadios.
A colocação do EPB da ZF apenas requer pequenas modificações nas pinças de travão do eixo dianteiro, de forma a integrar os componentes eletrónicos e de software necessários, numa unidade de controlo ESC existente. Sendo que, com a retirada dos componentes mecânicos inerentes ao travão de estacionamento manual, também o peso do veículo passa a ser menor, o que, por sua vez, também pode levar a uma redução nos consumos.
Mais espaço no habitáculo
Já no habitáculo, as vantagens passam pelo aumento do espaço disponível, fruto da eliminação da alavanca do travão de mão, a qual pode ser substituída por um simples e pequeno interruptor.
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Recorde-se que a ZF foi pioneira, ainda em 2001, com a tecnologia de travão de estacionamento elétrico no eixo traseiro, tendo equipado, com este sistema, bem mais de 75 milhões de veículos.
Quanto ao novo EPB da ZF, está já a ser produzido, em série, na Coreia e na China, restando agora aguardar pela sua introdução em automóveis dos segmentos mais baixos.