Traton. Scania e MAN vão ter mais responsabilidade

Na reunião da Traton foi anunciada a estratégia que passa por uma maior responsabilidade da Scania, MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na reunião de acionistas da Traton foi anunciada a estratégia da holding do Grupo Volkswagen para os veículos pesados pela passa por uma maior responsabilidade individual das marcas Scania, MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

As marcas da Traton - Scania, MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus - vão ganhar maior responsabilidade individual para permitir resultados de vendas de 9% durante o ciclo de vida do produto.

A estratégia foi avançada pelo CEO da Traton, Matthias Grundler, durante uma reunião virtual com os acionistas desta holding de marcas de pesados do Grupo Volkswagen.

"Tencionamos dar aos membros dos conselhos de administração das marcas uma responsabilidade maior para a rendibilidade e performance da Scania, MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus", afirmou o responsável máximo da Traton.

"As nossas marcas necessitam de liberdade para atingirem os seus objetivos de rendibilidade", sublinhou Matthias Gründler.

Nos seus esforços para desenvolverem novas tecnologias, as marcas irão desenvolver esforços para se tornarem mais eficientes. "Nos próximos meses vamos examinar atentamente todos os projetos de desenvolvimento em curso e estabelecer novas prioridades", adiantou o CEO da Traton aos acionistas.

Mais mil milhões de investimentos

A Traton continua empenhada no investimento de mil milhões de euros na eletrificação até 2025. As marcas do grupo estão a fazer um progresso rápido neste capítulo.

A Scania apresentou a sua gama elétrica de veículos comerciais para áreas urbanas. A oferta inclui um camião híbrido plug-in que pode percorrer de até 60 quilómetros em modo elétrico e um camião elétrico a bateria com uma autonomia de até 250 km.

Quer a Scania, quer a MAN tencionam lançar uma gama de autocarros urbanos elétricos até ao final do ano. Por sua vez, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está a trabalhar com parceiros no Brasil para desenvolver uma rede completa para veículos comerciais elétricos, desde a produção e a infraestrutura de carregamento até à gestão do ciclo de vida da bateria.

O CEO da Traton também definiu prioridades para os investimentos e custos. "Na Traton, estamos a construir pontes para uma nova era", afirmou. As estruturas e os processos na empresa-mãe também estão a ser escrutinados, ao abrigo do esforço para criar um maior valor acrescentado para o grupo.

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Gründler adiantou que o objetivo deste trabalho vai ser o fortalecimento da capacidade de compras do grupo e tornar-se num "empregador atrativo para as pessoas mais talentosas do mercado".

A empresa-mãe também está a funcionar como alavanca das questões estratégias relativas ao futuro de todo o grupo.

Isto inclui uma nova parceria nos estratégica nos Estados Unidos com a TuSimple que se irá dedicar ao desenvolvimento de camiões autónomos que têm um elevado potencial no aumento da eficiência da logística. A Traton pretende assumir um papel de liderança nesta área.