A produção em série da segunda geração do Fuso eCanter já arrancou oficialmente na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe do Tramagal.
A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe do Tramagal iniciou a montagem em série do Fuso eCanter e assinalou a produção de 250 mil veículos camiões ligeiros da gama Canter desde 1980.
A cerimónia de início da produção da segunda geração do Fuso eCanter na fábrica do Tramagal contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, assim como representantes da empresa e outros convidados para celebrar a saída da linha de montagem da primeira unidade do novo modelo.
"Na Daimler Truck estamos totalmente comprometidos com o Acordo Climático de Paris e em contribuir para o sucesso do transporte sustentável, razão pela qual pretendemos disponibilizar apenas veículos neutros em CO2 nos nossos principais mercados globais até 2039", afirmou Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia.
"Uma parte importante desta medida consiste em apoiar a transição dos nossos clientes para a mobilidade elétrica com o eCanter (fácil de utilizar, eficiente e elétrico), iniciando a produção na fábrica do Tramagal. Com esta ação, estamos a dar um passo importante em direção ao transporte neutro em CO2"," acrescentou Karl Deppen.
Por sua vez, o diretor da Mitsubishi Fuso Truck Europe Arne Barden anunciou um outro importante marco histórico que é a produção de 250 000 unidades do Fuso Canter na fábrica do Tramagal. "A equipa da MFTE orgulha-se de produzir o emblemático Fuso Canter aqui no Tramagal, agora na sua quinta geração. Expresso os meus agradecimentos aos profissionais altamente dedicados pela forma como geriram a preparação deste arranque", referiu Arne Barden.
Segunda geração do Fuso eCanter
Visando dar resposta a um leque mais alargado de necessidades, a Fuso introduziu várias melhorias na segunda geração do camião elétrico eCanter. Enquanto anteriormente só estava disponível na versão de 7,49 toneladas, com uma distância entre eixos de 3400 milímetros, a oferta foi reforçada, passando a ser possível escolher entre seis distâncias entre eixos (de 2500 a 4750 milímetros) e um peso bruto admissível de 4,25 a 8,55 toneladas. A capacidade de carga do chassis é de até 5 toneladas.
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O novo eCanter conta com um sistema de transmissão otimizado e é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com um peso bruto do veículo de 4,25 e 6 toneladas) ou 129 kW (variantes com um peso bruto de 7,49 e 8,55 toneladas), com 430 Nm de binário; a velocidade máxima é de 89 km/h (limitada eletronicamente).
Três opções de bateria
Em função da distância entre-eixos são propostas três baterias diferentes: S, M e L. As baterias utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), o que assegura uma longa vida útil e energia mais utilizável.
A bateria da variante S tem uma capacidade nominal de 41 kWh e permite uma autonomia de até 70 quilómetros. Na variante M, a capacidade nominal é de 83 kWh e a autonomia pode atingir 140 quilómetros. Por último, a variante L (a mais potente), oferece uma capacidade nominal de 124 kWh e uma autonomia de até 200 quilómetros.
Este valor é muito superior à distância normalmente percorrida por dia no trânsito de distribuição ligeira. Além disso, o sistema de regeneração pode aumentar ainda mais a autonomia, o que, ao mesmo tempo, minimiza as pausas para carregamento. Esta expansão da gama de motorizações representa uma importante evolução face à geração anterior, que dispunha apenas de uma opção de bateria, com uma capacidade nominal de 81 kWh e uma autonomia de até 100 quilómetros.
Em termos de possibilidades de carregamento da bateria, o novo Fuso eCanter é compatível com todas as principais tensões elétricas existentes nos mercados mais relevantes. A unidade de carregamento suporta tanto corrente alterna (CA) como corrente contínua (CC).
O Sistema Combinado de Carregamento CCS é o padrão, sendo as operações de carregamento possíveis com uma potência de até 104 kW. O carregamento rápido CC (dos 20 até aos 80% da capacidade) tem uma duração aproximada de 24 (na variante S), 26 (M) ou 39 minutos (L), consoante a bateria. Já o carregamento CA (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, também em função da bateria.