Tração integral "quattro" é de série no Audi A5 eHybrid

O novo Audi A5 eHybrid vai estar disponível em duas carroçarias, Limousine e Avant, duas motorizações com 299 cv e 367 cv, bateria de 20,4 kWh que oferece uma autonomia de até 109 cv e sistema de tração integral “quattro”. Chega em junho e os preços já foram divulgados, começando nos 58 500 euros.

A Audi alargou a oferta da gama A5 com a introdução da nova variante híbrida com bateria recarregável externamente, que agoras passa a ser designada como eHybrid. A nova linha motriz está disponível em ambas as carroçarias, Limousine e Avant, sendo anunciada uma autonomia em modo elétrico até 109 km.

A nova proposta da marca dos quatro anéis também se distingue por contar, de série, com o conhecido sistema de tração integral “quattro”.

Os novos Audi A5 Limousine e-hybrid quattro e Audi A5 Avant eHybrid quattro vêm equipados com bloco a gasolina de quatro cilindros de 2,0 litros com 252 cv, que pode ser associado a duas opções de motores elétricos, permitindo disponibilizar níveis de potência de 299 cv ou 367 cv.

A primeira variante permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos, quer na carroçaria Limousine, quer na Avant, e a segunda em 5,1 segundos. Em ambos os casos, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

O A5 e-Hybrid recebe uma bateria com capacidade útil de 20,7 kWh (bruta de 25,9 kWh), a qual pode ser carregada a 11 kW em corrente alterna, permitindo uma carga completa em 2h30m.

Travagem regenerativa

O novo PHEV da Audi oferece várias possibilidades de regulação da intensidade da travagem regenerativa. A recuperação automática pode ser predefinida no sistema MMI nos modos ‘D’ e ‘M’ da transmissão, sendo que o veículo faz variar a recuperação de forma autónoma.

Os parâmetros para tal são os dados do trajeto armazenados no sistema de navegação, tais como declives e inclinações da estrada, raios das curvas, sinalética com nomes de localidades e deteção de novos limites de velocidade.

Outro critério importante é o tráfego na via. Assim que a travagem regenerativa automática é selecionada, os sinais preditivos são introduzidos na função de travagem regenerativa em excesso com a ajuda do Assistente de Eficiência Preditiva (PEA). O novo A5 eHybrid também pode efetuar travagens regenerativas automáticas sem orientação ativa do percurso.

Graças à nova arquitetura eletrónica utilizada na Plataforma Premium a Combustão (PPC), o nível de impulso de recuperação no modo de condução elétrica (modo EV) pode ser ajustado em três níveis utilizando as patilhas no volante, tal como acontece nos modelos totalmente elétricos.

Modos EV e Híbrido

O novo A5 eHybrid funciona essencialmente com energia elétrica durante o máximo de tempo possível para utilizar totalmente a carga da bateria disponível até ao destino final. Quando esta função é ativada, o veículo recupera energia de forma automática, baseando-se nos dados do percurso armazenados no sistema de navegação. O novo A5 eHybrid quattro também pode recuperar energia automaticamente sem orientação ativa do percurso.

A gestão híbrida dos novos modelos foi concebida para garantir a eficiência, a flexibilidade e o máximo conforto do cliente e seleciona automaticamente a estratégia de funcionamento ideal.

À semelhança de outros híbridos plug-in, estão disponíveis dois modos de funcionamento: “EV” e ‘híbrido’. No primeiro, o veículo desloca-se exclusivamente com energia elétrica, mas a velocidade máxima está limitada a 140 km/h.

Ao conduzir em modo híbrido, o sistema de gestão híbrido mantém um nível de carga específico, conforme necessário, a fim de poupar energia elétrica suficiente para utilização posterior, por exemplo, para condução em modo elétrico na cidade. Para além do modo híbrido automático, o nível de carga desejado pode ser selecionado individualmente através de um seletor digital.

Equipamento completo

Tal como toda a gama A5, as variantes eHybrid contam com uma dotação bastante completa, destacando-se o sistema de navegação, ecrã panorâmico MMI com tecnologia OLED, Audi drive select, cruise control, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

O ar condicionado automático de 3 zonas também é de série, assim como o, sistema de aquecimento auxiliar e jantes de 18 polegadas.

A carroçaria Avant tem uma bagageira de 361 litros de capacidade. Rebatendo os bancos traseiros – de série, na proporção de 40:20:40 – o volume aumenta para 1306 litros. A capacidade da bagageira no Limousine varia entre 331 e 1175 litros.

Em termos de preços em Portugal, as versões com motorização de 299 cv do A5 Limousine eHybrid quattro e do A5 Avant eHybrid quattro irão estar disponíveis a partir de 58 500 euros e 60 450 euros, respetivamente. As variantes com 367 cv são propostas a partir de 69 550 euros (Limousine) e 74 500 euros (Avant). As encomendas abrem em abril, estando prevista a entrega das primeiras unidades para junho.