Eleito Carro do Ano de 2021, o Toyota Yaris acaba de receber, em Portugal, a sua mais recente derivação, o Yaris Cross. O lançamento no mercado nacional acontece esta sexta-feira, dia 10 de setembro, com edição especial de lançamento e promessas de disponibilidade, em todo o País, para test-drives.
Pela primeira vez disponível na família Yaris, esta versão de aspecto e posicionamento mais aventureiro, denominada Cross, destaca-se, desde logo, por apresentar motorização híbrida. Juntando-se, também neste aspecto e enquanto parte da oferta crossover da marca japonesa, a C-HR, RAV4 e Highlander.
Destinado aos segmentos A e B, ou seja, dos pequenos utilitários e citadinos, o Toyota Yaris Cross chega ao mercado nacional com cinco níveis de equipamento - Comfort, Comfort Plus, Exclusive, Square Edition e Luxury -, mas também com uma edição especial de lançamento, intitulada Premier Edition. E que se destaca pela disponibilização do nível mais recheado de equipamento e com acabamentos exclusivos.
Desta versão fazem parte equipamentos como as jantes em liga leve de 18 polegadas, porta da bagageira elétrica com sensor de movimento, bancos em pele exclusivos, "head-up display" e sistema de som JBL.
Contudo, esta versão de lançamento apenas estará disponível durante os primeiros 12 meses de comercialização.
LEIA TAMBÉM
Yaris Cross é o primeiro. Toyota aposta nos pequenos SUV para subir na Europa
Recorde-se que o Toyota Yaris Cross tem por base a mesma plataforma GA-B que serve, igualmente, as restantes versões do modelo, embora e neste caso, com uma maior distância ao solo e posição de condução mais elevada.
Quanto à motorização híbrida, trata-se de um quatro cilindros 1,5 litros, apoiado por um motor elétrico, a anunciar uma potência combinada de 116 cv e consumos de 4,5-5,0 l/100 km, além de emissões de 101-113 g/km. E que se junta um sistema de tracção dianteira ou, opcionalmente, um sistema de tracção integral inteligente, com dois modos de funcionamento específicos: Trail e Snow.
Disponível, mas por encomenda, vai estar, igualmente, uma motorização a gasolina, traduzida no mesmo 1,5 litros, mas sem ajuda elétrica e a debitar 125 cv de potência, a par de um consumo de 5,9 l/100 km.
Finalmente e quanto a preços, uma gama híbrida que vai dos 23.990€ (versão Comfort) aos 32.390€ (Premier Edition), ao passo que a motorização a gasolina varia entre os 21.790€ (Comfort) e 24.980€ (Exclusive).