Atualização ainda em 2023. Toyota Yaris Cross ganha mais potência e tecnologia

O Toyota Yaris Cross prepara-se agora para dar a conhecer uma atualização, centrada, principalmente, na potência e na tecnologia.

Presentemente o crossover de entrada na oferta da Toyota, o Yaris Cross prepara-se agora para dar a conhecer uma atualização, centrada, principalmente, na potência e na tecnologia. Ainda para este ano de 2023, nos principais mercado europeus.

Com o mercado europeu a caminhar no sentido da eletrificação plena, a Toyota decidiu dotar o Yaris Cross com um motor híbrido mais potente e que combina o conhecido bloco 1,5 litros naturalmente aspirado, com um motor elétrico a debitar mais potência. O que veio colocar a potência máxima do sistema nos 130 cv, a par de um binário máximo de 185 Nm.

Mercê destes números, o novo Yaris Cross Hybrid 130 consegue não só melhorar a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, a qual passa a ser feita em 10,7 segundos (menos 0,4s), como mantém a liderança, entre as propostas do segmento B-SUV, nas emissões de CO2, com uma média que varia entre as 103 e as 122 g/km.

LEIA TAMBÉM
Com bateria "especial". Toyota FT-Se é o rival anunciado do Porsche Cayman EV

Ao mesmo tempo, intocada e disponível, mantém-se a já conhecida versão Hybrid 115, até porque a Toyota acredita que a tecnologia de propulsão híbrida autorecarregável é "o factor decisivo número um" para os clientes do Yaris Cross.

Tecnologia evoluída

Revista na sequência desta atualização, foi, igualmente, a tecnologia oferecida, desde logo, no habitáculo, com o crossover compacto a poder receber, a partir de agora e embora dependendo do nível de equipamento, um painel de instrumentos cujas dimensões podem variar entre as 7 e as 12,3", a par de um ecrã central táctil cujo tamanho também pode variar entre as 9 e as 10,4".

Também mais evoluído, surge o sistema multimédia Toyota Smart Connect, que passa a poder receber atualizações over-the-air, além de dispor de conectividade sem fios para o Android Auto e Apple CarPlay, enquanto, também disponível, passa a estar a chamada Chave Digital Inteligente, com capacidades adicionais em termos de acesso remoto.

Já no domínio das tecnologias de segurança T-Mate, o Yaris Cross viu evoluídas algumas das capacidades já existentes, nomeadamente, com a introdução de uma nova câmara e radar, o qual regista uma abrangência maior de leitura de campo do que até aqui, enquanto, do pacote ADAS, passam a fazer o sistema de pré-colisão, supressão da aceleração, assistência proactiva à condução, apoio à saída segura e alerta de passageiros nos bancos traseiros. O Adaptative Cruise Control também se anuncia mais suave e rápido na intervenção.

A complementar esta atualização, nota, ainda, para algumas alterações mais específicas, a começar numa nova cor (Juniper Blue) para o exterior e um novo conjunto de jantes em liga leve de 18", além de e mais importante, a atenuação dos níveis de ruído e vibração, através da adopção de novas soluções capazes de melhorar o conforto geral dos ocupantes. Isto, ao mesmo tempo que, nas versões Premiére Edition e GR Sport, a Gazoo Racing tratou de assegurar uma resposta mais desportiva da parte do chassis.

Reservas arrancam ainda em 2023

Segundo a Toyota, o período de reservas online para este renovado Yaris Cross deverá começar, na Europa, ainda durante o presente mês de novembro, embora e de início, apenas nalguns mercados específicos.

Quanto a preços, serão divulgados à medida que o lançamento em que cada um dos mercados europeus ocorra.