O sexto na história da Toyota. Yaris é o novo "Senhor 10 milhões"

O Toyota Yaris é o mais recente membro do "clube 10 milhões", depois de ter suplantando a marca das 10 milhões de unidades vendidas.

O Toyota Yaris é o mais recente membro do "clube 10 milhões", depois de ter suplantando a marca das 10 milhões de unidades vendidas, feito conseguido após 25 anos ininterruptos a ser produzido. Sendo que o momento foi concretizado num Yaris GR Sport, saído da fábrica da marca nipónica, em França.

Atualmente a viver a sua quarta geração, o Yaris é, no entanto, apenas o quarto do modelo da Toyota a suplantar a barreira dos 10 milhões de unidades comercializadas, seguindo, assim, os passos já cumpridos pelo incontornável Corolla, além do Camry, do RAV4, da Hilux e do Land Cruiser. Tudo modelos que ultrapassam já, em termos de vendas, os oito dígitos.

De resto, só na Europa e desde que foi lançada a primeira geração, em 1999, até ao final de fevereiro de 2023, o Yaris já vendeu um total 5.155.506 unidades, sendo que, só em 2022, este modelo representou mais de um terço das vendas totais da Toyota, no Velho Continente.

O Toyota Yaris, naquela que foi a sua primeira geração, nascida em 1999
O Toyota Yaris, naquela que foi a sua primeira geração, nascida em 1999

Hoje em dia produzido num total de 10 países, no continente europeu, o Yaris é produzido, em França, pela Toyota Motor Manufacturing France (TMMF), que, depois de ter começado com a versão original, em 2001, passou a fabricar, igualmente, a partir de 2021, o Yaris Cross.

LEIA TAMBÉM
Versão GR Sport chega ao Toyota Yaris Cross

Entretanto e devido à forte procura que a atual geração tem vindo a registar, a Toyota decidiu envolver uma segunda fábrica europeia na produção do pequeno utilitário, entregando, também em 2021, à Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ), na República Checa, a montagem de mais unidades.

Referir, ainda, que os principais componentes do Yaris, como é o caso dos motores a gasolina e elétricos do sistema híbrido, assim como as transmissões, também são produzidos na Europa. Mais precisamente, pela Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP), que, depois, os envia para as linhas de produção das outras duas fábricas.

Uma das variantes mais desportivas do utilitário japonês, o Toyota Yaris GRMN, apresentado em 2017
Uma das variantes mais desportivas do utilitário japonês, o Toyota Yaris GRMN, apresentado em 2017