Dakar 2023. Toyota venceu no ano negro da Audi

A Toyota venceu o Dakar pelo segundo ano consecutivo, com Nasser Al-Attiyah a subir ao lugar mais alto do pódio. A marca japonesa também

A Toyota venceu o Dakar pelo segundo ano consecutivo, com Nasser Al-Attiyah a subir ao lugar mais alto do pódio. A marca japonesa também conseguiu classificar quatro carros entre os cinco primeiros e a única oposição veio de Sébastien Loeb, que foi segundo. 

A Toyota venceu pelo segundo ano consecutivo o Rali-Raid Dakar e conseguiu classificar três veículos oficiais da marca entre os cinco primeiros. A dupla Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel subiu ao lugar mais alto do pódio ao volante da sua Toyota Hilux GR DKR T1+, enquanto Giniel de Villiers / Dennis Murphy e Henk Lategan / Brett Cummings terminaram nas quarta e quinta posições, respetivamente.

No terceiro lugar terminou mais uma Toyota Hilux T1+ da equipa do piloto privado brasileiro Lucas de Moraes, que na sua primeira participação no Dakar conseguiu subir ao pódio. 

O único piloto que incomodou a "armada" da Toyota foi o francês Sébastien Loeb, ao volante de um Hunter BRX da Prodrive, que terminou no segundo lugar a mais de 1h20m do vencedor.

Para o piloto do Qatar Nasser Al-Attiyah, este foi o seu quinto triunfo no Dakar, enquanto que para o seu navegador Mathieu Baumel foi a terceira vitória nesta competição. Esta dupla já ganhou três vezes pela Toyota, com as mais recentes a demonstrarem a qualidade, a durabilidade e fiabilidade da máquina da Toyota. 

Quase de início ao fim

A dupla Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel conquistou a liderança na segunda etapa da prova, que manteve até final. Para esquecer foi a prestação da Audi Sport nesta edição, com Carlos Sainz a abandonar na nona etapa na sequência de um acidente. O seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel, também teve de desistir na sequência de um acidente que deixou ferido o seu navegador Édouard Boulanger.

Entre os SSV, onde brilharam portugueses, o norte-americano Austin Jones venceu a categoria T3, onde também brilhou o português Ricardo Porém, que terminou na 12ª posição, enquanto Hélder Rodrigues acabou em 27º e João Ferreira, em 37º,

LEIA TAMBÉM
Dakar 2023. A grande aventura está de regresso à Arábia Saudita

Na categoria T4, o polaco Eryc Gozcal levou a melhor sobre a concorrência. Nos Quad a vitória foi para o francês Alexandre Giroud e nos camiões o triunfo foi para o Iveco de Janus Van Kasteren.

Nas motos acabou por haver muito mais emoção com o argentino Kevin Benavides a triunfar frente a outra KTM de Toby Price, que ficou a apenas a 43 segundos. O luso-germânico Sebastian Buhler terminou no 20º lugar e Mário Patrão foi 34º classificado, mas foi o terceiro entre as motos sem assistência.