Toyota Urban Cruiser está de regresso em modo EV

A Toyota acaba de anunciar um novo crossover citadino, 100% elétrico, de nome Urban Cruiser. Modelo que, para já sem data de lançamento conhecida, recupera designação conhecida, ao mesmo tempo que promete interior versátil, duas baterias, tracção integral e tecnologias conectadas.

Apresentado, para já, apenas em ambiente digital, o futuro Toyota Urban Cruiser estreia novas linhas exteriores, a começar numa frente que a marca nipónica descreve como “em forma de cabeça de martelo”, a antecipar uma carroçaria de linhas robustas, com dimensões em que se destacam os 4,28 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,64 m de altura.

Prometida fica, também, uma capacidade de viragem em apenas 5,2 metros, com o conjunto assente em pneus e jantes em liga leve de 18 ou 19”, consoante o nível de equipamento.

Espaçoso, versátil e tecnológico

Com uma distância entre eixos de 2,70 m, ou seja, mais 14 cm que o Yaris Cross, o Toyota Urban Cruiser anuncia um habitáculo de elevada funcionalidade e versatilidade, resultante, desde logo, de um banco traseiro deslizante em 160 mm e que permite ajustar, não só o espaço para pernas nos lugares traseiros, como a capacidade de carga na bagageira. Valor que é para já desconhecido, mas que não deixará de beneficiar da possibilidade de rebatimento do banco traseiro 40:20:40.

Sobre o ambiente criado para os passageiros, estofos e acabamentos que combinam o preto com o cinzento escuro, a que se juntam argumentos como uma iluminação ambiente de 12 cores, sistema áudio JBL e tecto de abrir fixo.

Especificamente para o condutor, um volante de formas ligeiramente quadradas, assim como um banco com possibilidade de ajuste elétrico, além de um painel de instrumentos digital de 10,25”, mais um ecrã multimédia de 10,1”. Estes dois últimos, concentrados num só elemento, destacado do tablier.

Ainda entre as tecnologias, mas já no domínio da segurança ativa e assistência ao condutor, o anúncio de um pacote abrangente de sistemas, do qual fará parte um sistema de câmaras 360°, sistema de pré-colisão, controlo de cruzeiro adaptativo e assistência de faixa.

Com duas baterias

Baseado numa nova plataforma para veículos 100% elétricos, o Urban Cruiser é anunciado com duas opções de bateria relativamente pequenas - 49 kWh e 61 kWh -, de forma a “cobrir uma vasta gama de preferências”, explica a Toyota. Para as quais foi escolhida uma composição química de fosfato de ferro e lítio, “com benefícios em termos de durabilidade, segurança e custo reduzido”.

No domínio da tracção, o crossover surgirá com sistemas de tracção dianteiro e integral, neste último caso, graças à adição de um motor de 48 kW (65 cv) no eixo traseiro, ao qual se juntam sistemas como a Assistência em Descidas Íngremes e um ainda mais específico modo Trail. Tecnologia que visa garantir um mais fácil e seguro avançar em situações de menor tracção, travando a roda que se encontra girar em falso e direcionando o binário para a roda oposta. 

A Toyota revela ainda que, quando equipado com a bateria de 49 kWh, o Urban Cruiser contará com tracção apenas apenas dianteira, assim como uma potência máxima de 106 kW (144 cv) e um binário de 189 Nm.

Já com a bateria maior, de 61 kWh, o elétrico japonês pode dispor, tanto de tracção dianteira, acrescida de um motor de 174 cv e 189 Nm de binário, como de tracção AWD, ajudada por uma potência combinada de 184 cv e 300 Nm.

O Urban Cruiser contará com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e pré-aquecimento manual da bateria, de forma a otimizar o desempenho em condições e climas mais frios. Disponível estará, também, o sistema de carregamento residencial Toyota HomeCharge e a utilização da aplicação MyToyota.

Um de 16

Na sua apresentação, a Toyota revelou, ainda, que este Urban Cruiser é apenas mais um passo no objetivo de chegar a 2026 com um total de 16 veículos zero emissões à venda nos mercados mundiais, seis dos quais a bateria e com plataforma dedicada.

A apresentação ao público do novo Toyota Urban Cruiser fica, desde já, agendada para o Salão Automóvel de Bruxelas de 2025.