Sucessor do MR2? Toyota, Suzuki e Daihatsu estudam pequeno desportivo EV

A Toyota decidiu unir-se à Suzuki e à Daihatsu para conceber um pequeno desportivo de dois lugares, elétrico, sucessor espiritual do MR2.

Depois de, ainda em finais de 2021, a Toyota ter dado a conhecer um protótipo de pequeno desportivo elétrico denominado Sports EV, eis que o projecto parece ter ganho novo élan, graças também a contributo externo. Mais precisamente, das também japonesas Suzuki e Daihatsu.

Segundo uma comunicação interna da Toyota que acabou por transpirar para o exterior, o pequeno desportivo elétrico de apenas dois lugares, encarado por muitos como um sucessor espiritual do já desaparecido MR2, está a ser desenvolvido em conjunto com dois outros fabricantes, a Suzuki e a Daihatsu. Duas marcas com as quais o maior construtor mundial automóvel já tem, por sinal, importantes ligações.

A notícia, avançada pela Best Car, refere, ainda, que esta nova proposta apostará, desde logo, num "peso-pluma" de apenas 1.000 kgm, mostrando-se quase tão leve quanto a versão mais básica do Mazda MX-5. Embora e também segundo as mesmas fontes, se anuncie, com os seus 4,2 metros de comprimento, 1,72 m de largura e 1,22 m de altura, mas também uma distância entre eixos de 2,55 m, maior do que, tanto o MX-5, como o MR2 de terceira geração.

O Toyota Sports EV Concept apresentado em finais de 2021
O Toyota Sports EV Concept apresentado em finais de 2021

Quanto ao motor, as notícias são de que o seu desenvolvimento está a cargo da Suzuki, que tem como ponto de partida um pequeno bloco a gasolina de apenas 1,0 litros. Mas que, ainda assim, deverá debitar uma potência a rondar os 120 cv, não se sabendo, contudo, se com o apoio, ou não, de uma componente elétrica.

Ainda segundo as mesmas fontes, o desportivo recorrerá a uma suspensão dianteira adaptada da atual geração do Yaris.

LEIA TAMBÉM
Baterias também. Toyota confirma produção do novo C-HR na Europa

Finalmente e no que à comercialização diz respeito, as notícias apontam no sentido de que este desportivo de dois lugares venha a ser introduzido com o emblema da Toyota e, de início, apenas no mercado interno do Japão, onde deverá custar entre 2,2 e 2,8 milhões de ienes, qualquer coisa como entre os 15 mil e os 18 mil euros.

Se chegará também à Europa, é algo que ainda levanta muitas reservas, até pelo facto do projecto estar ainda muito no início. O que, acrescente-se, recomenda algumas reticências até mesmo quanto à real possibilidade deste Toyota vir a tornar-se uma realidade...