A Toyota acaba de assinalar, com a divulgação de um curto teaser, aquela que será a data oficial de apresentação do seu SUV 100% elétrico (EV). O qual, desenvolvido em conjunto com a Subaru, mostra, desde já, um pouco da face, antes do desvendar oficial no Salão de Xangai, já no próximo dia 19 de abril.
Anunciado, tanto pela Toyota, como pela sua participada Subaru, ainda em junho de 2019, o primeiro SUV 100% elétrico do maior construtor automóvel, e que deverá, inclusivamente, ter um irmão gémeo de nome Subaru Evoltis, será, ao que tudo indica, o primeiro produto da futura sub-marca da Toyota para os elétricos, "Beyond Zero".
Para já ainda sem nome conhecido, mas com dimensões que, é já domínio público, não diferirão muito das do RAV4, o modelo mostra, agora, num curto vídeo, um pouco do "rosto" que o caracterizará. Fixando, igualmente, a data em que se desvendará, em todo o seu esplendor: dia 19 de abril, em pleno Salão Automóvel de Xangai.
Sobre o mesmo e além do emblema em azul que o vídeo mostra, e que na Toyota é sinónimo de veículo eletrificado, é já possível dizer que este novo SUV terá direito, inclusivamente, a plataforma e arquitectura elétrica específica, que, tal como a carroçaria, foram concebidas a pensar, especificamente, no mercado europeu. Sendo, também, produzido, numa fábrica específica, também ela zero emissões, mas no Japão.
Ainda sobre a plataforma, denominada e-TNGA, servirá, depois, de base a, pelo menos, mais cinco propostas elétricas - um SUV compacto que está a desenvolver com a Suzuki, um crossover, um SUV grande, uma berlina e um MPV - , fruto da elevada adaptabilidade a toda a uma série de veículos, das mais diferentes dimensões e distâncias entre eixos.
LEIA TAMBÉM
GT86 já tem sucessor. Toyota apresenta o novo GR 86
Aliás e segundo também já revelou a Toyota, esta nova arquitectura permite, inclusivamente, todo o tipo de sistemas de tracção - dianteira, traseira ou integral -, graças à possibilidade de acomodação dos motores elétricos, tanto no eixo dianteiro, como no traseiro. Além da capacidade de instalação de packs de baterias das mais diferentes dimensões e capacidades. Sendo que a marca nipónica garante, ainda, que, graças ao conhecimento acumulado com os seus híbridos, será capaz de oferecer melhores autonomias e tempo de vida, da parte das baterias.
Ainda sobre as baterias, a Toyota tem vindo a apostar na tecnologia de baterias de estado sólido, algo que o fabricante pondera lançar no mercado, em modelos 100% elétricos de produção em massa, "ainda na primeira metade da atual década de 2020".
Recorde-se que o maior construtor automóvel mundial tem previsto lançar, na Europa, mais de 60 modelos eletrificados novos ou renovados, até 2025, de forma a conseguir atingir o objectivo de, mais de 70% das suas vendas, serem compostas por propostas híbridas. Com os PHEV, elétricos e Fuel Cell a hidrogénio, a representarem, cada um, cerca de 10% de um total de 5,5 milhões de veículos eletrificados que a Toyota espera estar a vender anualmente, quando chegada a 2025.