Toyota. Chineses revelam imagens de patentes para dois SUV elétricos

Um site chinês acaba de publicar imagens de patentes de dois SUV elétricos da Toyota, que acredita tratarem-se de veículos compactos e médios.

Um site chinês acaba de publicar imagens de patentes registadas pela Toyota, as quais anunciam dois novos SUV elétricos, de dimensões compactas e médias. Veículos que terão baterias com capacidades entre os 50 kWh e os 100 kWh, a permitirem autonomias que vão dos 300 aos 600 km!

Os veículos híbridos foram o caminho que a Toyota encontrou para tornar gradual a adoção do modelos elétricos. Isso permitiu que a empresa eliminasse lentamente os investimentos em motores de combustão e desenvolvesse a rede de fornecedores.

Entretanto, o sucesso dos veículos elétricos da Tesla fez com a marca japonesa despertasse e revisse os seus planos a este nível. Sendo que, as imagens agora reveladas, mostram, efetivamente, que a marca japonesa está a trabalhar nesse sentido e muito rapidamente... Nomeadamente, naquele que será, à partida, um dos primeiros "crossovers" elétricos da Toyota.

A traseira do SUV compacto da Toyota

O site chinês "Autohome" encontrou imagens, não de um, mas de dois desses "crossovers", e refere-se a eles como um SUV compacto e outro de tamanho médio. No entanto, não há certezas de que as medidas chinesas para esses veículos sejam semelhantes às do mercado norte-americano.

Na maioria dos países, o termo "veículo compacto" é uma referência aos automóveis do segmento B, enquanto o de "tamanho médio", diz respeito aos carros do segmento C. Contudo, nos EUA, estes últimos são considerados compactos.

Crossovers baseados na plataforma e-TNGA

Independentemente disso, o maior desses dois "crossovers" elétricos parece um sete lugares, talvez até maior do que o Audi e-tron ou o Tesla Model X. já o mais pequeno, assemelha-se a um concorrente do Modelo Y e faz lembrar muito o estilo do BMW i3 .

Pormenor da dianteira do SUV médio

Ambos os veículos seriam baseados na plataforma e-TNGA, a abordagem da Toyota para arquiteturas modulares elétricas. Quanto às baterias, deverão anunciar potências entre os 50 kWh e os 100 kWh, garantindo autonomias que vão desde os 300 km, até aos 600 km.

As viaturas podem ser equipadas com um ou dois motores elétricos - um por eixo -, cada um, a oferecer entre 80 kW (109 cv) e 150 kW (204 cv) cada. Uma hipotética versão Gazoo Racing (GR) poderá mesmo atingir os 300 kW (408 cv).

LEIA TAMBÉM
Elétricos são nova aposta da Toyota

Embora a Toyota já venda duas versões elétricas do C-HR na China - uma para cada um dos seus parceiros locais -, esses modelos provavelmente serão os únicos a ser comercializados mundialmente.

A previsão é que estes dois novos modelos estejam à venda em 2022.