Além da equipa com que alinhou nas 24 horas, a Toyota levou igualmente até Le Mans, este último fim-de-semana, um protótipo do futuro GR Super Sport, superdesportivo que, além da versão para a competição, também terá uma variante para estrada, capaz de rivalizar com propostas como o Aston Martin Valkyrie ou o Mercedes-AMG One. Mas que, para já, teve direito apenas a uma volta de demonstração, com registo em vídeo.
Em desenvolvimento há já alguns anos, o Toyota GR Super Sport deverá alinhar, no futuro e naquela que será a sua variante para a competição, na principal classe do Mundial de Resistência, figurando lado a lado com outros protótipos.
Aliás, o GR Super Sport tem por base o Toyota TS050 Hybrid que venceu Le Mans nos últimos três anos: 2018, 2019 e 2020.
Para já ainda naquela que parece ser a fase de protótipo e com uma camuflagem profunda, o GR Super Sport realizou, este ano, apenas uma volta de demonstração ao circuito, conduzido pelo ex-piloto da Toyota Gazoo Racing, Alex Wurz.
LEIA TAMBÉM
Toyota antevê Supra com GR Super Sport Concept
Sobre esta unidade, impossível dizer se se trata de uma versão já com as características necessárias para homologação para estrada, ou se, pelo contrário, e a versão de competição. Embora e seja qual for a versão, ficou a imagem do protótipo sem capota, o que leva a pensar que, por exemplo, a versão de estrada, possa vir a envergar uma solução amovível.
Quanto ao motor, tudo aponta para que venha a ser um V6 2.4 Twin-Turbo montado em posição central e com componente híbrida, a anunciar uns desejados 1 000 cv de potência.
Ainda segundo algumas informações já surgidas, a Toyota prevê fabricar um mínimo de 20 unidades. Já quanto a aspectos como o preço, continuam, ainda, por conhecer.
No entanto e seja qual for o preço, ou até mesmo disponibilidade, o Toyota GR Super Sport promete, desde já, deixa uma marca forte entre os superdesportivos, nomeadamente, enquanto rival de projectos muito especiais, como o Aston Martin Valkyrie ou o Mercedes-AMG One.