Numa altura em que alguns construtores anunciam a sua retirada deste combate, apontando a fraca rentabilidade como razão, a Toyota contraria a tendência e acaba de garantir que vai continuar a aposta no segmento A. Nomeadamente, com o lançamento de mais um modelo com base na plataforma GA-B.
Hoje em dia utilizada em propostas como o novo Yaris e Yaris Cross, a plataforma GA-B servirá, assim, para mais um terceiro modelo. O qual contribuirá para a rentabilização de um componente que, segundo a própria Toyota, passará a servir de base a mais de 500 mil veículos.
Ainda segundo o fabricante, esta nova proposta assumir-se-á, a exemplo do que já acontecia com o Aygo, a "porta de entrada" na oferta da Toyota, mantendo igualmente o propósito de ser acessível. Algo que a marca acredita ser possível, mediante uma economia de escala baseada no mais de meio milhão de veículos, servidos por este componente.
Igualmente importante para este objectivo, é, segundo o construtor automóvel, a escolha da motorização, sendo que a Toyota vê este segmento como fortemente dominado pelos motores de combustão interna. Algo que, em termos de futuro, acredita o fabricante, irá manter-se, até por questões de preço.
LEIA TAMBÉM
Toyota apresenta Yaris Cross. Pequenino, mas com fortes argumentos!
De regresso à plataforma GA-B e à sua escolha para um modelo que pretende ser, acima de tudo, financeiramente acessível, a Toyota justifica-a com aquilo que qualifica de "melhorias reconhecidas em termos de comportamento, dinâmica, segurança e estilo", numa "série de novos modelos". Como acontece, por exemplo, com o novo Yaris, modelo recentemente eleito Carro do Ano 2021 na Europa.
Entretanto, a marca nipónica prepara já o lançamento do segundo modelo com a plataforma GA-B, o pequeno crossover Yaris Cross, cuja chegada aos mercados europeus deverá ter lugar ainda este ano.