Toyota anuncia terceira geração da fuel cell a hidrogénio

Contra tudo e todos, a Toyota acaba de anunciar a terceira geração da sua tecnologia de célula de combustível a hidrogénio, prometendo mais eficiência, durabilidade e custos mais baixos.

A Toyota mantém a aposta no hidrogénio e acaba de anunciar que a terceira geração do seu sistema de célula de combustível a hidrogénio será revelada em breve.

Como uma das grandes pioneiras no desenvolvimento e comercialização de veículos movidos a hidrogénio, a fabricante japonesa continua a apostar e a expandir o uso desta tecnologia, tendo-a já introduzido em autocarros, camiões e até na pick-up Hilux.

Contudo, a solução continua por ser afirmar, no plano comercial. No ano passado, a Toyota vendeu apenas 1.778 veículos de célula de combustível de hidrogénio, menos 55,8% face a 2023.

Com esta nova terceira geração do sistema, a empresa espera voltar a dar vida à solução que considera ser a solução para a descarbonização do setor automóvel e industrial, através dos “esforços contínuos para a realização de uma sociedade do hidrogénio”.

O que há de novo?

Para combater aquilo que mais afeta os modelos a hidrogénio em vários países – a rede de abastecimento limitada –, o gigante automóvel japonês anuncia que a nova geração do sistema é mais pequena, mais leve e cerca de 20% mais eficiente, em relação ao seu antecessor.

A Toyota garante, ainda, que o sistema é até duas vezes mais durável do que antes, com uma fiabilidade comparável à dos motores a gasóleo e com a vantagem de não necessitar manutenção.

Por último, a empresa japonesa afirma que a nova geração do sistema de pilha de combustível a hidrogénio é muito mais barata de fabricar, graças às inovações na conceção da célula e nos processos de fabrico. Algo que irá traduzir-se diretamente em preços mais baixos para os veículos que sejam equipados com esta tecnologia.

  • Sabe o que é e como funciona uma pilha de combustível?

    ID: 127249 | 266835451

É importante relembrar que, apesar das vendas reduzidas de veículos equipados com esta tecnologia, a Toyota tem tido sucesso na aplicação do hidrogénio em alguns sectores da economia.

O sistema de células de combustível a hidrogénio já alimenta geradores, comboios e até grandes plataformas e equipamento de construção.

Apesar da rede de abastecimento limitada, o hidrogénio tem demonstrando ser uma solução adequada para sectores em que motores de combustão e elétricos não são solução.

A terceira geração do sistema de célula de combustível a hidrogénio da Toyota será revelada oficialmente no dia 19 de fevereiro, durante o International Hydrogen & Fuel Cell Expo, em Tóquio, no Japão.