Toyota reserva três surpresas para o SEMA 2024

A Toyota apresenta na edição deste ano do SEMA, que abre hoje as portas em Las Vegas, dois descapotáveis, desenvolvidos a partir de dois dos seus mais populares SUV nos Estados, Land Cruiser e 4Runner. Outra novidade é a Tacoma TRD ProRunner, uma versão de competição da sua pick-up norte-americana.

À boa maneira da Toyota, a marca japonesa escolheu o SEMA para mostrar ao público duas das suas mais criações que foram concebidas para impressionar os visitantes daquele certame norte-americano: uma versão descapotável do Land Cruiser e outra do 4Runner de duas portas.

A Calty Design, empresa do universo Toyota responsável pelo design do atual Supra e de outros modernos modelos da marca nipónica, projetou o Land Cruiser Rox, que se carateriza por não ter tejadilho. A subsidiária do construtor japonês removeu os pilares C e D do SUV e substituiu o tejadilho por um soft top inclinado. A Calty Design também aumentou a rigidez para compensar a falta de metal.     

O Land Cruiser Rox possui ainda meias portas, guarda-lamas prolongado, pneus de fora de estrada e atualizações robustas como pára-choques em metal e placas inferiores reforçadas. Além disso também oferece um meio taipal traseiro cortado com um pneu de substituição que se consegue retirar facilmente.

O protótipo TRD Surf do 4Runner é inspirado na cultura da praia SoCal da década de ’80 do século passado. A parte traseira perde as portas e os lugares anteriores ficam sem tejadilho, ao que se junta um roll-bar e espaço para colocar pranchas de surf. A pintura da carroçaria é em dois tons, enquanto os pneus são de fora de estrada. A suspensão foi ligeiramente subida.

A Toyota aproveitou igualmente a edição de 2024 do SEMA para dar a conhecer o TacomaTRD ProRunner Race Concept, que consiste num veículo modificado para competir na categoria de todo-o-terreno Stock Mid-Size.

Este protótipo é baseado na versão de cabina longa de duas portas XrtaCab e recebeu suspensões Fox Quick Switch 3, com carcaças em alumínio de 2,5” e depósitos traseiros remotos, além de braços dianteiros TRD Upper Control, concebidos para melhorar as prestações em fora de estrada.