Toyota regista marca Celica. Será esta a designação do substituto do GT86?

A Toyota pediu o registo da marca Celica e já começaram a correr rumores que esta poderá ser a designação do substituto do GT86.

A Toyota pediu o registo da marca Celica nos Estados Unidos e já começaram a correr rumores que esta poderá ser a designação do substituto do GT86.

A Toyota poderá estar a equacionar recuperar a designação Celica para um novo modelo, se um pedido de registo de patente efetuado nos Estados Unidos tiver alguma relação com esta intenção.

O pedido foi apresentado a 15 de janeiro pela Toyota Motor Corporation para registar a palavra Celica para "automóveis e partes estruturais dos mesmos". Esta designação, recorde-se, foi utilizada nas sete gerações dos coupés desportivos 2+2 até 2007, altura em que o modelo foi descontinuado.

Toyota Celica GT: sétima geração (1999-2006)

Será de referir que não de todo pouco habitual uma empresa voltar a registar o nome de uma marca para manter os direitos de propriedade para utilização no futuro. Todavia, a altura coincide com a estreia iminente do substituto do Toyota GT86, que deverá ocorrer ainda este ano.

Atendendo que existe uma ligação genérica entre o Celica e GT86 como coupés acessíveis 2+2, orientados para o condutor, o rumor sugere que este nome poderá ser a designação do substituto do GT86.

LEIA TAMBÉM
Toyota GR HV Sports – A imagem do novo Supra?

Os rumores iniciais sugeriam que o novo modelo poderia adotar a identificação Gazoo Racing para se tornar no GR86, mas não parecem ser esses os planos mais recentes da Toyota.

Não é a primeira vez que correm rumores de que a Toyota pretende ressuscitar a designação Celica. Na Austrália, a Toyota detém os direitos das marcas Celica e Celica Supra, tendo a última sido renovada em 2019.

As notícias sugeriam que a marca poderia utilizá-lo como nível de entrada do Supra com motor de 2,0 litros. A ideia foi rejeitada porque isso poderia gerar confusão nos consumidores.