Com mais potência e economia. Novo Toyota RAV4 Plug-in já chegou a Portugal

Depois do híbrido simples, a Toyota lança agora em Portugal o RAV4 Híbrido Plug-in, com 306 cv e 98 km de autonomia elétrica.

Depois do híbrido simples, a Toyota acaba de apresentar a primeira versão híbrida plug-in do seu RAV4, novo topo-de-gama na oferta SUV da marca com uma potência combinada de 306 cv, além de uma autonomia elétrica em cidade de 98 km. Tudo isto, com um preço de entrada de 54.990€ e já disponível em Portugal.

Pioneira nas motorizações híbrida plug-in, ou PHEV, a Toyota estende, agora, uma tecnologia que começou por estrear no Prius, ainda em 2007, também ao seu SUV de maior sucesso, o RAV4. Modelo que, além de ser o líder entre iguais a nível mundial, dispõe, hoje em dia e só na União Europeia, uma quota de 13%.

De resto e recorrendo à plataforma global GA-K, como também àquela que é a quarta geração do sistema híbrido desenvolvido pelo construtor, o RAV4 mantém-se como uma proposta apetecível, que versões limitadas, como é o caso da recente "Black Edition", têm contribuído para afirmar, num mercado em que os híbridos, e especialmente os PHEV, continuam a ganhar terreno - quase 105% de crescimento, só em 2020. Motivo que ajuda, também, a explicar, o lançamento deste RAV4 Híbrido Plug-In.

Com 306 cv para acelerar... e 2h30 para carregar

Aliás e sobre este novo modelo, destaque, natural, para o sistema híbrido plug-in que este RAV4 tem na base e que, face ao conhecido 2.5 Hybrid Dynamic Force que serve a versão híbrida simples, acaba por apresentar algumas novidades. A começar pelo motor de combustão e dois motores elétricos: o bloco térmico, a subir a potência para os 185 cv, ao passo que, entre os elétricos, o dianteiro a anunciar 182 cv - contra os 120 da versão híbrida simples - e o traseiro, a acrescentar mais 54 cv.

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Resumindo: uma potência combinada de 306 cv, ou seja, mais 184 cv que no RAV5 sem carregamento externo, acrescida da garantia de tracção integral AWD-i, assim como de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,0 segundos e uma velocidade máxima em modo EV de 135 km/h. Argumentos a que acresce, ainda, uma autonomia elétrica combinada de 75 km - 98 km em cidade -, com emissões de CO2 de não mais que 22 g/km e um consumo máximo combinado oficial de 1,0 l/100 km.

A justificar estes dados, as novidades, também, na capacidade da bateria de iões de lítio, que passa a anunciar 18,1 kWh, além de possuir uma potência máxima de carregamento de 6.6 kW (230V/32 Amperes), que permite carregar a totalidade da bateria em apenas 2h30m. Valor que, porém, sobe para as 7h30, se recorrermos a uma simples tomada doméstica, de até 230V/10A.

Igualmente importantes, são os quatro modos de propulsão passíveis de serem seleccionados pelo condutor: modo Elétrico, que o sistema escolhe por defeito no arranque e que pode ser mantido até aos 135 km/h; comutação entre Elétrico e Híbrido, em que o sistema privilegia a atuação dos motores elétricos, recorrendo ao motor térmico sempre que existe uma forte aceleração; modo Híbrido, o qual é seleccionado automaticamente sempre que as baterias estiverem sem carga, mas que também pode ser accionado pelo condutor; e modo Charge, opção em que o motor de combustão assume a responsabilidade de carregar as baterias, para utilização futura.

Finalmente, à disposição, também um mais tradicional sistema de modos de condução, com mais três opções - Eco, Normal e Sport -, além de um modo Trail para as aventuras fora de estrada e, já agora, a promessa de um maior prazer de condução. Resultado não somente da melhoria na dinâmica de condução e conforto, como também no isolamento acústico, conseguido com a introdução de novos elementos.

Sofisticação é palavra de ordem

Passando à estética, novidades na grelha frontal, concebida para dotar o RAV4 Plug-in de um carácter mais desportivo, além de novas protecções inferiores nos pára-choques - à frente, redesenhada para oferecer uma imagem de maior sofisticação, ao passo que, atrás, na cor preta.

Já no habitáculo, o aumento da qualidade sensorial, nomeadamente, através de bancos com novos revestimentos, a par da introdução de novas soluções tecnológicas. E que passam por uma instrumentação exclusiva para este RAV4 Plug-in, ecrã multimédia de 9" com integração de smartphone, Head-Up Display (nas versões Premium e Lounge), ar condicionado com bomba de calor e controlo remoto e protecção completa anti-roubo.

Com preços a partir de 54.990€

Em Portugal, o Toyota RAV4 está disponível, já a partir deste mês de Abril, com quatro níveis de equipamento - Comfort, Square Collection, Premium e Lounge - e preços que começam nos 54.990€ (Comfort), já com IVA.

Quanto às restantes versões, o Square Collection tem um preço de entrada de 57.690€, enquanto o Premium começa nos 60.990€ e, o Lounge, nos 61.990€. Também aqui, valores já com IVA, mas a que há que acrescentar, caso se pretenda, o preço da Pintura Metalizada (600€/IVA) ou da Pintura Metalizada Especial (850€/IVA).

Mas vamos a contas...

Ainda assim, a Toyota recorda que, por se tratar de um PHEV, este modelo beneficia de vantagens fiscais, que fazem com que uma empresa ou empresário em nome individual possa, por exemplo, adquirir o RAV4 Plug-in Square Collection, por apenas 46.547€. Ou seja e numa simulação a 4 anos ou 120.000 km, uma poupança de 19.000€, garante a Toyota Caetano Portugal.

https://youtu.be/d9tFlhNSX_g

Já no que diz respeito aos particulares, a marca nipónica assume que a melhor opção, em termos financeiros, é o RAV4 Hybrid, ou seja, sem carregamento externo, já que, também graças à Fiscalidade Verde, podem comprar o mesmo modelo, por 47.725€.