Prosseguindo uma estratégia já aplicada noutros modelos, a Toyota acaba de anunciar a estreia de uma nova versão GR Sport, também no RAV4. Opção disponível, em Portugal, apenas com a motorização de carregamento externo (PHEV), mas também a garantir estética diferenciada e equipamento reforçado. Chega em 2023.
Modelo com um percurso já de 30 anos, o Toyota RAV4 ganha, assim, argumentos acrescidos, traduzidos numa estética assumidamente mais desportiva e a procurar corresponder - pelo menos, na imagem... - aos pergaminhos da divisão de competição do fabricante nipónico, a Gazoo Racing.
Já disponível noutros modelos da marca, como é o caso do Yaris, Yaris Cross, Corolla, C-HR e até mesmo na pickup Hilux, esta nova versão GR Sport traz consigo, além do já conhecido emblema GR na grelha dianteira (também o padrão G) e portão traseiro, com nova guarnição, novos frisos nas cavas das rodas em preto brilhante, frisos laterais, molduras mais proeminentes nos faróis de nevoeiro, grelha frontal com o padrão G e novos difusores de ar dianteiros, com acabamento em cinza escuro.
O RAV4 GR Sport é também o primeiro modelo a apresentar jantes em liga leve com uma nova técnica de corte mais precisa e que, além das 19", também apresentam um acabamento em preto brilhante com detalhes em riscas finais e brilhantes.
LEIA TAMBÉM
Toyota Corolla Cross. Conduzimos o irmão mais velho do C-HR
Passando ao habitáculo, um ambiente igualmente mais desportivo, graças à inclusão de bancos dianteiros de concepção desportiva e ajuste elétrico (além de memória, no caso do condutor), com laterais em pele sintética, costuras prateadas (também no volante e alavanca de velocidades), e encostos de cabeça com o logótipo GR, além de detalhes em metal nas portas e volante. Ao passo que o logótipo GR surge presente nos tapetes e volante.
Já no capítulo tecnológico, um novo sistema multimédia, acompanhado de um painel de instrumentos digital personalizável com 12,3" e de um monitor de visão panorâmica. Mas também um conjunto de sistemas de segurança ativa (Toyota Safety Sense) com funções melhoradas.
Finalmente e no que concerne ao desempenho, melhorias, prometidas, também na suspensão, fruto da instalação de molas mais rígidas e nova configuração de amortecedores, ambos a prometerem uma experiência de condução mais envolvente. Embora sem quaisquer alterações ao nível da motorização Hybrid Dynamic Force a gasolina de 2,5 litros, que mantém os 306 cv de potência combinada, acompanhada da tracção integral inteligente i-AWD.
O novo Toyota RAV4 Plug-in GR Sport vai estar disponível em Portugal a partir do segundo trimestre de 2023.